quant
Fique ligado

Espetáculos

Ney Matogrosso Coliseu do Porto Foto-Reportagem

Avatar

Publicado

em

Na noite de sábado, um Coliseu do Porto esgotado em todos os setores recebeu com entusiasmo o brasileiro Ney Matogrosso e a sua digressão de comemoração dos 40 anos de carreira. Atento aos Sinais, que também dá nome ao álbum mais recente do artista, arrancou em Fevereiro no Brasil, e em Portugal passou pelos Coliseus, em Lisboa e Porto.

Ney Matogrosso, um Homem com H, enche sempre qualquer palco onde atua, com as suas poses sensuais e por entre danças que são uma expressão de libertação carnal. E a noite de ontem não foi exceção. Com vestes muito reveladoras, este senhor de 72 anos, que fará certamente inveja a muitos “jovens” de 40, pela energia e forma física que o caraterizam, destilou sensualidade e intensidade ao longo de toda a atuação. Um dos ícones maiores da música brasileira, cujos atributos vão para além das artes de ser cantor, Ney Matogrosso é um verdadeiro artista, e por isso, mais do que falar de um concerto, falamos do espetáculo a que assistimos. Muito seguro em palco, na performance e na voz, ofereceu ao público movimentos recheados de sensualidade, encenados mas sempre intensos e autênticos, que tornaram as músicas por ele interpretadas ainda mais maravilhosas. Temas como Rua da Passagem, Incêndio nas Ruas, Astronauta Lírico, Roendo as Unhas, Poema e Ex-Amor fizeram a delícia de quem o via e ouvia.

Deliciadas estariam certamente as duas fãs que subiram os degraus na frente de palco para se aproximarem de Ney Matogrosso. Uma delas terá transportado, no abraço que deu ao artista, a vontade de muitos que com iphones e ipads registavam os seus momentos de eleição.

Um espetáculo repleto de sonoridades pop, rock, blues e samba e com um belíssimo cenário que em várias músicas se animou com a projeção de pequenos vídeos. Destaque para o figurino que não desiludiu, ou não fosse Ney conhecido pelo vestuário exótico e maquilhagem exuberante, os quais usa e abusa.

A direção musical da tournée cabe a Sacha Amback e o cenário é criado por Luis Stein e Milton Cunha. Ocimar Versolato (parceiro de Ney desde 1994) assina mais uma vez o figurino, juntamente com Milton Cunha e Marta Reis. Ao longo da tournée Ney Matogrosso tem-se feito acompanhar de vários músicos como Sacha Amback, Marcos Suzano e Felipe Roseno, Dunga, Mauricio Almeida, Mauricio Negão, Aquiles Moraes e Everson Moraes, que se distribuem por entre instrumentos de percursão e de sopro, guitarras e baixos. 

Texto: Joana Vaz Teixeira
Fotos: Miguel Pereira

Fotogaleria (clica nas imagens para aumentar)
{phocagallery view=category|categoryid=59}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...