quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Não há futuro sem memórias: Obrigado, José Sá!

o dia 6 de maio de 2023 fico com uma certeza: os Trofenses têm memória, são gratos e reconheceram a José da Costa e Sá todo o seu humanismo e dedicação à causa pública.

Avatar

Publicado

em

No passado dia 6 de maio, o Partido Socialista da Trofa homenageou José da Costa e Sá, um dos dirigentes mais importantes dos 50 anos da nossa história partidária.
Num dia dedicado a enaltecer e homenagear o percurso de vida e o legado de José da Costa e Sá, o PS Trofa abriu-se uma vez mais à sociedade civil, e em particular aos Trofenses, para proporcionar uma merecida e honrosa homenagem a um Homem que tudo deu em prol dos outros.

José da Costa e Sá foi um dos mais notáveis autarcas de freguesia do Partido Socialista em todo o país. Desempenhou as funções de Presidente de Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado durante 12 anos, entre 1993 e 1997 e depois de 2005 a 2013. Durante os 12 anos de exercício de funções à frente dos destinos da maior freguesia do concelho da Trofa, os seus mandatos ficaram indubitavelmente marcados pela aposta nas pessoas, no desenvolvimento e inovação. Para José da Costa e Sá a prioridade foi sempre melhorar a vida das pessoas. Dos mandatos do Presidente José Sá gostava de destacar algumas das mais emblemáticas obras que tiveram o seu cunho pessoal. A inauguração da sede da Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado, a requalificação do moinho da Abelheira, a construção do mercado da feira e deslocalização da Feira Anual, a requalificação do parque infantil na Urbanização da Barca (por mais que uma vez), alargamentos do cemitério de São Martinho de Bougado, tal como a pavimentação de centenas de quilómetros por toda a freguesia, acabando com muitas ruas em terra batida, entre muitas outras intervenções que marcaram o desenvolvimento de São Martinho de Bougado. Mas a marca de José Sá e das suas equipas ficou igualmente presente em inúmeras iniciativas proporcionadas às nossas crianças, como por exemplo a organização do torneio de futebol interescolar, as sucessivas visitas das crianças à Assembleia da República, o apoio ao associativismo, e destaco em particular todo o apoio dado à Escola Passos de Dança, uma academia de talentos na área da dança, com inúmeras conquistas prestigiadas em provas internacionais.
Estes são alguns dos muitos exemplos do legado deixado enquanto Presidente de Junta. Mas falar de José Sá é falar de um cidadão Trofense envolvido com o movimento associativo. Dirigente em muitas associações, destaco entre todas elas a sua passagem como Presidente no Clube Desportivo Trofense, conseguindo aí uma subida histórica do clube aos campeonatos nacionais. Sócio benemérito em várias instituições, destaco igualmente a sua generosidade através da doação de uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Poderia enumerar muitas outras, mas destaco apenas mais duas: AEBA e Santa Casa da Misericórdia da Trofa.

Publicidade

José Sá foi também um Homem muito dedicado ao Partido Socialista. O PS Trofa contou sempre com José Sá na linha da frente, juntamente com muitos outros socialistas da Trofa, na luta pela autonomia do nosso concelho. Impulsionador dos melhores resultados do PS Trofa, deixa um legado ímpar. Por tudo o que fez e representa, mereceu que a sede mais antiga do partido, fosse requalificada e seja denominada “Sede da Secção da Trofa do Partido Socialista – José Sá”.
O dia 6 de maio de 2023 ficou ainda marcado por um momento inesquecível para todos os que participaram no jantar de homenagem. Um jantar que contou com 300 pessoas, que desta forma quiseram testemunhar e agradecer a José da Costa e Sá tudo aquilo que fez pela Trofa. Uma homenagem simples e emotiva. Um momento em que ficaram de parte as cores partidárias e as diferenças que nos separam. A sociedade civil mobilizou-se. O Presidente de Junta de Bougado, Luís Paulo, e o nosso Padre Luciano Lagoa marcaram presença. Representantes dos órgãos diretivos das instituições de cariz social, recreativo, cultural e desportivo. Os amigos e a família. Os militantes e simpatizantes do PS. Todos quiseram marcar presença e homenagear o grande Trofense José da Costa e Sá.
Do dia 6 de maio de 2023 fico com uma certeza: os Trofenses têm memória, são gratos e reconheceram a José da Costa e Sá todo o seu humanismo e dedicação à causa pública! O sorriso e as palavras emotivas de agradecimento de José Sá perante tanto calor humano, dizem muito da felicidade que os Trofenses lhe proporcionaram.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...