quant
Fique ligado

Ano 2010

Museus de Famalicão com entrada gratuita e visitas guiadas no próximo dia 18 de Maio

Avatar

Publicado

em

 Mais de uma dezena de Museus do concelho de Vila Nova de Famalicão vão abrir as suas portas e promover visitas guiadas, de forma gratuita, no próximo dia 18 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus. Proposta pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), a efeméride celebra-se este ano sob o tema “Museus e Harmonia Social”.
O programa das comemorações foi apresentado, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, que sublinhou “o trabalho de parceria desenvolvido entre a autarquia e as várias estruturas museológicas do concelho”. O objectivo é “atrair aos Museus o maior número de pessoas, nomeadamente famílias e jovens, incentivando o conhecimento pela nossa história e memória colectiva”, sublinhou o autarca.
Para além das visitas guiadas, vários Museus vão aproveitar para “sair” à rua, promovendo diversas actividades de animação e divulgação. É o caso, do Museu Bernardino Machado que vai reavivar “Sua Exa. Dr. Bernardino Machado”, transportando-o num carro da época, numa visita por diversas escolas do concelho. A iniciativa desenvolvida em parceria com o Museu do Automóvel Antigo terá inicio a partir das 09h00.

Por seu lado, a Casa Museu de Camilo Castelo Branco irá apresentar, pelas 10h00, nas instalações da APPACDM a leitura encenada da obra camiliana “Amor de Perdição”.
Entre as 09h30 e as 23h00, o Museu da Fundação Cupertino de Miranda terá ao dispor dos visitantes a livraria com descontos nas edições seleccionadas. Pelas 11h00 e pelas 15h00, o Museu irá apresentar o documentário sobre Mário Cesariny “Ama como a estrada começa”. A partir das 21h30, haverá recitais de poesia.
Entretanto, pelas 21h00, o Museu da Industria Têxtil vai promover um desfile de quadros da história do têxtil. Na Fundação Castro Alves, em Bairro, haverá, pelas 21h30, um recital de piano, seguindo-se um porto de honra e uma festa surpresa. Durante todo o dia, a Casa Museu Soledade Malvar promove um workshop de serigrafia.
Ao todo, onze museus famalicenses aderiram à iniciativa, entre os quais, a Casa Museu de Camilo Castelo Branco, o Museu Bernardino Machado, o Museu de Caminhos-de-Ferro, o Museu da Indústria Têxtil, o Museu da Fundação Cupertino de Miranda, o Museu da Guerra Colonial, o Museu da Fundação Castro Alves, o Museu de Arte Sacra de Antas, o Museu Cívico e Religioso de Mouquim, a Casa Museu Soledade Malvar e o Museu do Automóvel Antigo.
 
NOITE DOS MUSEUS COM MUITA ANIMAÇÃO
 
Entretanto, já no próximo sábado, dia 15 de Maio, assinala-se a Noite dos Museus, com o horário alargado até à meia-noite.
Neste âmbito, destaque para a realização do trilho da Cangosta do Estevão, uma iniciativa da Casa-Museu de Camilo Trata-se de um passeio por um caminho público, por entre a natureza e o rio Pele, entre as freguesias de Landim e Seide S. Miguel. O objectivo é dar a conhecer um caminho percorrido pelos passos de Camilo nas suas deslocações a Landim e de como se deslocavam as pessoas, no século XIX, mostrando alguns aspectos sociais da época histórica em que viveu o escritor Camilo Castelo Branco. O trilho será acompanhado de teatralizações de obras de Camilo. A concentração está marcada para as 20h30, junto à Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide.
No Museu Bernardino Machado a noite é de grande animação, com a promoção da iniciativa “Festa no Museu”, em colaboração com o bar famalicense “Café-Café”.
A Fundação Castro Alves, em Bairro, também aderiu à iniciativa com a realização do Encontro dos Amigos do Museu de Cerâmica da Fundação Castro Alves, acompanhado por um concerto musical a cargo do CCM/ARTAVE.
 
 
PROGRAMA
NOITE DOS MUSEUS E DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
15 MAIO | NOITE DOS MUSEUS  |  MUSEUS ABERTOS  DAS 10H00 ÀS 24H00
14h00 Museu do Automóvel Antigo, roteiro em automóveis antigos pelos vários Museus do Concelho, terminando com um jantar convívio, pelas 18h00, na Fundação Castro Alves com os Amigos Museu de Cerâmica
18h00 Fundação Castro Alves – Encontro dos Amigos do Museu de Cerâmica da Fundação Castro Alves, recepção no Museu com concerto musical pelo CCM/ARTAVE, visita guiada e jantar convívio. Leilão de 3 peças comemorativas do trigésimo aniversário da Escola/Oficina de Cerâmica
20h00 Museu Bernardino Machado e Museu Soledade Malvar – “Há Noite nos Museus” em colaboração com o Café Café no Museu Bernardino Machado
20h30 Casa de Camilo Castelo Branco – Museu/Centro de Estudos – “Trilho da Cangosta do Estevão” : Caminhada Seide/Landim. Concentração: Casa de Camilo
 
PROGRAMA
18 MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
MUSEUS COM VISITAS GUIADAS E EVENTOS GRATUITOS
09h00 | 18h00 Museu Soledade Malvar, Workshop de serigrafia
09h00 | 24h00 Fundação Castro Alves
09h30 | 23h00 Fundação Cupertino de Miranda, abertura da livraria com descontos nas edições seleccionadas
09h30 Museu Bernardino Machado, visita de “Sua Exa. Dr. Bernardino Machado” às escolas do concelho
09h30 | 18h00 Museu de Arte Sacra – Antas S. Tiago
10h00 | 21h00 Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado
10h00 | 20h00 Fundação Cupertino de Miranda
10h00 | 23h00 Fundação Cupertino de Miranda, exposição “Retratos”
10h00 | 17h00 Museu da Guerra Colonial
10h00 Casa | Museu Camilo Castelo Branco – Leitura Encenada “Amor de Perdição”,  na APPACDM – Famalicão;
11h00 e 15h00 Fundação Cupertino de Miranda – visualização de um filme “Ama como a estrada começa”
14h00 Museu do Automóvel Antigo, roteiro pelos vários Museus nos automóveis antigos;
14h30 | 17h30 Museu Cívico Cultural e Religioso de Mouquim
17h30 Museu da Guerra Colonial, Colóquio “A Guerra Colonial, uma história para contar”,  na Casa das Artes
18h00 Museu de Arte Sacra – Capela da Lapa – Concerto de música clássica pela CCM/ARTAVE
21h00 Museu da Indústria Têxtil – Desfile de Quadros da História do Têxtil
21h30 Fundação Castro Alves – Recital de Piano pela CCM/ARTAVE
21h30 Fundação Cupertino de Miranda – Recital de Música
22h15 Fundação Cupertino de Miranda – Recital de Poesia
22h30 Fundação Castro Alves – Porto de Honra e sorteio de 1 peça do 30º aniversário da Escola/Oficina
24h00 Fundação Castro Alves – Festa de encerramento surpresa ;
 
18 MAIO | PÉRIPLO PELOS MUSEUS
Concentração e chegada Praça D. Maria II
09h45 Partida do Autocarro 
10h00 Museu de Camilo, nas instalações da APPADCM
11h00 Museu Cívico Cult. Religioso de Mouquim
11h45 Museu da Guerra Colonial
12h30 Chegada do Autocarro
Concentração e chegada Praça D. Maria II
15h00 Partida do Autocarro 
15h15 Casa/Museu Soledade Malvar
16h45 Museu de Arte Sacra (Antas)
17h15 Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado
18h00 Museu de Arte Sacra (Capela da Lapa)
18h45 Chegada do Autocarro
Concentração e chegada Praça D. Maria II
20h45 Partida do Autocarro
21h00 Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
22h15 Museu da Fundação Cupertino de Miranda
23h00 Museu da Fundação Castro Alves
23h45 Museu Bernardino Machado

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...