quant
Fique ligado

Edição 580

Muro vai criar Polo Cultural Moutinho Duarte

Avatar

Publicado

em

O Polo Cultural Professor Manuel Moutinho Duarte vai nascer na freguesia do Muro. O anúncio foi feito pelo executivo da Junta, na sessão da Assembleia de Freguesia, no dia 29 de junho. Conceição Campos, elemento do executivo, explicou que a nova valência cultural surgiu depois de Manuel Moutinho Duarte ter “manifestado vontade” de “doar todo o acervo”, nomeadamente “12 cadernos culturais”, com “cerca de duas mil páginas” e alguns livros que o historiador considera serem “únicos”.
“No início, esta ideia assustou-nos, pela dimensão do estudo que o professor Moutinho Duarte reuniu ao longo de 50 anos. Ainda o abordei sobre se ele não quereria doá-lo a uma faculdade ou outra entidade, mas isso estava fora de questão. Ele é do Muro, tem um grande amor pela freguesia e considera que temos condições para receber o acervo”, explicou Conceição Campos.
O executivo decidiu aceitar e criar o Polo Cultural Professor Manuel Moutinho Duarte, que estará localizado na sala de entrada da Junta de Freguesia. A consulta dos cadernos e livros estará disponível “para todos os habitantes da freguesia e não só”, mas as regras serão diferentes de uma biblioteca, pois “não será possível requisitar os documentos e levá-los para casa”. O objetivo a médio prazo é “digitalizar” todos os documentos e disponibilizá-los na internet.
Referindo que são poucos os polos culturais existentes em freguesias no País, Conceição Campos sublinhou que esta valência “fará do Muro uma referência”, até porque Moutinho Duarte “é o maior historiador da Trofa e Santo Tirso”. “Entendemos que temos capacidade e não devemos ter medo de receber o acervo e devemos fazê-lo com muita honra”, atestou.
Para dar a conhecer a importância e dimensão do trabalho desenvolvido por Moutinho Duarte, a Junta de Freguesia está a estudar a hipótese de divulgá-lo junto da população, através de “excertos colocados nas caixas de correio”.
Na Assembleia de Freguesia foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de louvor sugerido pelo elemento independente Pedro Amaro Santos à Associação Recreativa Juventude do Muro, pela subida da equipa de juniores à 1.ª Divisão Distrital de futsal.

2.ª fase das obras de S. Pantaleão “arrancam depois da festa”

Publicidade

“Já temos o projeto e o dinheiro cabimentado e aprovado em Assembleia Municipal”. Foi assim que Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia do Muro, anunciou a disponibilidade imediata para iniciar a 2.ª fase das obras na zona envolvente à Capela de S. Pantaleão. No entanto, uma vez que a intervenção iria coincidir com a realização da festa, o executivo da Junta decidiu arrancar com as obras após as celebrações. “Como teremos infraestruturas com betão e movimentações de terras, optamos por arrancar depois da festa”, frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...