quant
Fique ligado

Edição 589

Murenses revivem a tradição do desfolhar

Avatar

Publicado

em

A Junta de Freguesia do Muro promoveu a sua 11.ª desfolhada tradicional, no Largo da Serra.

À medida que iam chegando ao largo, crianças, adultos e seniores rodeavam o monte de milho para retirar a espiga. Um momento de convívio e de confraternização, onde as pessoas aproveitam para rever amigos e conversar. A acompanhar o trabalho, não faltou a tradicional música portuguesa.
Já é assim há 11 anos na freguesia do Muro e, no sábado, 17 de setembro, repetiu-se a tradição da desfolhada, que, este ano, contou com o espetáculo do Rancho P’ra Popular das Mulheres do Muro e do grupo A Rapaziada.
O presidente da Junta de Freguesia do Muro, Carlos Martins, afirmou que a desfolhada é “uma tradição que já vem de há muitos anos” e que com esta iniciativa estão “a revivê-la”. “A data possivelmente não foi a melhor porque temos a Santa Eufémia, mas isto também é para quem gosta de reviver o passado. Esta é a minha penúltima desfolhada, para o ano haverá outra e espero que quem vier continue com a tradição”, denotou, referindo que a atividade “não tem grandes custos” e que “as pessoas gostam disto e de passar o tempo”.
Carlos Martins recordou que quando decidiram promover esta atividade, a “aposta era de nunca gastar muito dinheiro no espetáculo”, tanto que na “primeira” edição “era só mesmo a desfolhada e depois é que incluíram ranchos e grupos”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...