quant
Fique ligado

Edição 700

Município investe em arte urbana na EN 104

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa contratou o grafitter MrDheo para criar uma pintura urbana num muro privado, junto à Estrada Nacional 104.

Tem trabalho espalhado um pouco por todo o mundo e um dos mais recentes foi executado em Istambul, Turquia, e tem como rosto Greta Thunberg, a jovem ativista sueca que tem sido voz ativa na crise climática. Mas quem quiser ver outras obras de MrDheo, basta visitar a Trofa, mais propriamente o muro de suporte de propriedades privadas junto à Estrada Nacional 104, na Abelheira.

Publicidade

O grafitter natural de Vila Nova de Gaia foi o escolhido pela Câmara Municipal da Trofa para executar uma pintura urbana, executada durante o verão. O investimento municipal foi de oito mil euros, de acordo com a plataforma online Base.gov, onde podem ser vistos os contratos celebrados pelas entidades públicas.

Entrevistado pelo NT, MrDheo, que assina a instalação artística em conjunto com outro grafitter – Pariz One –, revelou que este foi um regresso à Trofa, depois de ter participado “na Semana da Juventude”, no mandato autárquico do PSD, liderado por Bernardino Vasconcelos, em 2006.

“Voltamos a colaborar para trazer a arte urbana para a Trofa em grande escala”, referiu o artista, que especificou ainda que “a escolha do local” para a pintura “foi proposta” pela autarquia e que “os proprietários estavam de acordo”.

Desta forma, à disposição de MrDheo e Pariz One esteve uma “tela” de “85 metros de comprimento”. A parede branca deu lugar a uma pintura que tem o verde como cor principal e a Natureza como tema. “Pelo facto de o muro estar junto a uma estrada nacional, com muita afluência de carros, nunca poderíamos criar nada que pudesse distrair, de alguma forma, os condutores e que pudesse pôr em perigo quem circula.

Nunca poderia ser nada com recurso a personagens ou com demasiadas cores”, explicou MrDheo, que optou pela Natureza, um tema que considera ser “do agrado de todos”.

Os apontamentos da pintura, acrescenta o grafitter, acabam por condizer com “a envolvência do espaço”, dando a ideia de “continuidade” às árvores que existem nos terrenos privados e a zona florestal ao lado.

MrDheo revelou que “será ideia do município” que este mural seja “o primeiro de muitos”. “Hoje em dia, as grandes cidades, tanto lá fora como cá, o Porto, Lisboa ou Coimbra, já apostam muito na arte urbana e acho que a Trofa necessita de se aproximar dessa corrente. Espero que possa voltar a colaborar, no futuro, com o município”, atestou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...