quant
Fique ligado

Edição 587

Muitos romeiros e peregrinos nas festas de S. Gens

Avatar

Publicado

em

As festas de S. Gens e Nossa Senhora da Alegria contaram com a participação de muitos romeiros e peregrinos.

Depois de muitos anos, a peregrinação do facho no Dia de S. Gens contou com quatro andores: S. Gens, Nossa Senhora da Alegria, S. Miguel e Santo António. Este momento religioso ganhou uma beleza especial com o extenso tapete que, segundo o responsável pelas festas Manuel Ramalho, foi alvo de “muitos elogios” dos visitantes que subiram até ao Monte de S. Gens. “Foi um trabalho muito bonito das pessoas de Cidai, a quem agradeço o esforço para contribuir para o sucesso das celebrações”, referiu em declarações ao NT.
Manuel Ramalho não continha a satisfação nas palavras quanto à adesão às festas este ano. “Este ano foi excecional. Apesar de se terem realizado festas no mesmo fim de semana e de o tempo estar bom para se ir à praia, contamos com muitos visitantes oriundos da toda a região. Tivemos, inclusive, muitos peregrinos que vieram a pé desde as Caxinas”, contou.
E se o cenário na manhã de domingo “foi muito positivo”, à tarde o sucesso confirmou-se. Segundo Manuel Ramalho, o festival de folclore organizado há vários anos por altura das festas de S. Gens pelo Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado “teve mais do dobro do público que no ano passado”. “As pessoas já sabem que este festival se tornou uma tradição e aparecem”, sublinhou.
O sucesso das celebrações marcou os 65 anos da inauguração e bênção da Capela de S. Gens.
No sábado, 3 de setembro, foi o Dia de Nossa Senhora da Alegria, que ficou marcado por uma missa solenizada, com Oração das Mães e consagração das crianças.
O programa encerra no dia 19 de setembro, com o Dia da Gente do Mar, celebrizado pelas peregrinações a pé de centenas de pessoas que vêm cumprir promessas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...