quant
Fique ligado

Noticias

Micaela Oliveira cria vestido em filigrana para a Expo Dubai

Publicado

em

A estilista trofense Micaela Oliveira criou, em colaboração com o designer e ourives gondomarense Arlindo Moura (Arlindo Moura Jewellery), um vestido defiligrana que representa Portugal na Expo Dubai 2020

“Na elaboração desta peça de vestuário única estiveram envolvidos mais de dez artesãos de filigrana, que contabilizaram cerca de duas mil horas de trabalho à volta deste projecto arrojado. São, no total, cerca de 30 peças de filigranas produzidas especialmente para incorporar o vestido”.

A programação no pavilhão de Portugal foi definida com base nas classificações e candidaturas a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Nesse sentido, o vestido de Micaela Oliveira assinala a presença do Município de Gondomar no seguimento da submissão da Filigrana de Gondomar ao Inventário Nacional.

Além disso, atributos como a qualidade, a autenticidade e o legado comum garantem o alinhamento da Filigrana de Gondomar com os objetivos da participação de Portugal na Exposição.

Continuar a ler...

Trofa

Colisão junto à Bial causa 5 feridos, dois deles em estado grave

Publicado

em

Por

Uma colisão no sentido norte/sul, ao quilómetro 9 da A3, junta da Bial, causou hoje 5 feridos, 2 em estado grave.

O acidente ocorreu cerca das 18h10m e para o socorro foram mobilizados 28 bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, apoiados por 9 viaturas e pelas equipas da VMER e da SIV do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Os feridos foram todos transportados para o Hospital de S.João, no Porto.

A A3 esteve condicionada até cerca das 22h.

Continuar a ler...

Desporto

Trofense perdeu em casa com o Vilafranquense

Publicado

em

Por

O Trofense perdeu hoje em casa com o Vilafranquense, por 1-3, em partida da 17.ª jornada da Liga Portugal SABSEG, em que a equipa da região de Lisboa capitalizou a eficácia revelada na etapa inicial.

Nessa primeira metade, os golos de Belkheir (16 minutos) e Nuno Rodrigues (40) desequilibraram e, apesar de os nortenhos ainda terem relançado o desafio após o intervalo, com um tento de João Paulo (52), o Vilafranquense cimentou o triunfo com o golo final de Fati (70).

Os dois conjuntos, que vinham de duas jornadas sem vencer, entraram no desafio com cautelas reforçadas, mas foi o Vilafranquense a descortinar primeiro uma brecha, num remate de Belkheir, aos 16 minutos, aproveitando um ressalto na defesa da casa e inaugurando o marcador.

Com o Trofense incapaz de responder, os visitantes mostravam-se mais confiantes a jogar em contra-ataque e, já perto do intervalo, voltaram a revelar eficácia, com Nuno Rodrigues a aproveitar uma defesa incompleta de Rodrigo para estabelecer o 2-0, aos 40 minutos.

O Trofense reagiu após o período de descanso e, aos 52 minutos, ainda relançou a partida, com o defesa central João Paulo a reduzir para 2-1, num remate rasteiro, a desviar um canto de Bruno Almeida.

A equipa nortenha cresceu então em presença na área adversária e ainda teve um par de chances para resgatar o empate, nomeadamente num remate de Tiago André, desviado perto da linha de golo por um adversário, mas, ao subir no terreno, acabou por ter uma exposição fatal na defesa.

Isto porque, aos 70 minutos, Fati, que tinha sido lançado momentos antes no desafio, aproveitou um belo passe de Léo Cordeiro para se desmarcar e, isolado frente ao guardião do Trofense, atirou para o 3-1.

Publicidade

A equipa da casa ainda tentou de tudo para “minimizar os estragos”, mas ora por falta de pontaria, ora pelas boas intervenções do guarda-redes contrário Adriano Facchini, não conseguiu evitar o terceiro jogo consecutivo sem vencer.

C/lusa

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também