quant
Fique ligado

Ano 2005

Meninos Cantores completaram seis anos

Avatar

Publicado

em

meninoscantores.jpg

 

 

 

 

 

Seis anos a cantar e encantar… O Coro dos meninos Cantores do Município da Trofa assinalou a 1 de Outubro, Dia Mundial da Musica, o seu sexto aniversario.

 

 

A data foi assinalada com um concerto que decorreu no renovado salão da Junta de Freguesia de S.Martinho de Bougado, com o concerto “Seis anos a Cantar” sob direcção de Antónia Maria Serra e ao piano Jairo Grossi. Desta forma o dia mundialmente reservado à Música assinala também mais um aniversário dos MCMT que aproveitam o dia para presentear todos os trofenses com um concerto especial que vai reunir temas de vários concertos efectuados ao longo da existência do grupo. Do programa destacam-se “ Presente de Natal para as Crianças”, com música de Fernando Lopes Graça, “ The Sound of Music” de Richard Rodgers, " As Cançõezinhas de Tila", música de Fernando Lopes Graça e letra de Matilde Rosa Araújo, "Saltimbancos” de Chico Buarque, " Canções Infantis Tradicionais Portuguesas", “A árvore dos Sonhos” de José Miguel Oliveira, libreto de Mário Moutinho, adaptada do conto com o mesmo nome de Leandro Ribeiro – 1.º Prémio do I Concurso Nacional Literário da Trofa (obra escrita para os MCMT) e “ Uma amizade assim” com canções de João Loio e Jorge Constante Pereira.

Publicidade

 

 

A história dos cantores de palmo e meio

 

 

Nascido a 1 de Outubro de 1999, no dia Mundial da Música, o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa conta já com seis anos de actuações notáveis e já é habitual a sua colaboração em eventos solenes organizados pelo Município da Trofa.

Dirigido desde a sua fundação por Antónia Maria Serra, este foi o primeiro projecto avançado por iniciativa do Pelouro da Cultura do Município da Trofa.

O seu percurso musical inicia-se no dia 8 de Dezembro de 1999, com “Presente de Natal para as Crianças”, com música de Fernando Lopes-Graça, apresentado nas igrejas de S. Romão do Coronado, S. Baptista de Guidões, Sé Catedral de Braga, igreja do Santíssimo Sacramento em Lisboa e igreja da Misericórdia de Viana do Castelo.

Durante o ano de 2000, os Meninos Cantores do Município da Trofa cantam para o Pai a obra de Richard Rodgers – “The Sound of Music”, com a qual encerram a Semana Cultural da Câmara Municipal de Paredes de Coura. No dia Mundial da Música de 2000, gravam em CD pela primeira vez “Histórias de (en) Cantar” – As Cançõezinhas de Tila, música de Fernando Lopes-Graça e letra de Matilde Rosa Araújo. O Natal de 2000 fica, ainda, assinalado pela apresentação da cantata cómica de G. Teleman, “Der Shulmeister”.

A representação de Portugal no Coro Infantil Lusófono (projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa) é o ponto alto do percurso musical deste coro no ano de 2001. Ainda durante este ano, participam com o coro Vocal Ancã-ble (Coimbra) no concerto de música sacra, interpretando os compositores Manuel Faria e Joaquim Santos.

Publicidade

O ano de 2002 fica marcado por várias actuações, das quais se destacam: o Presépio ao Vivo: “Versos ao Menino Jesus” (Cantar dos Reis), a estreia nacional, no dia 10 de Março (Comemoração do Dia do Pai), dos “Saltimbancos” de Chico Buarque, a ida ao SIC 10 Horas, o concerto alusivo ao Dia Internacional do Livro Infantil (“Canções Infantis para Canto e Piano”, música de J. Santos e letra de Matilde Rosa Araújo – 1.ª audição) e o concerto comemorativo do 3.º aniversário da sua fundação, no dia 1 de Outubro. Este concerto retrospectivo («A História dos MCMT cantada»), oferecido pelos MCMT a todas as crianças do concelho, deu a conhecer o percurso feito por estes 50 jovens cantores. O concerto de Natal de 2002 ficará registado como o reconhecimento público do talento e da capacidade de trabalho deste coro, com a apresentação de um repertório composto apenas por temas tradicionais ingleses, e acompanhado pela Orquestra Salão Jardim do Coliseu do Porto, na Igreja Nova da Trofa

Em 2003, oferecem ao Pai um belíssimo concerto com temas tradicionais portugueses oriundos de todo o País, na realização do qual contam com a inestimável colaboração do Rancho das Lavradeiras da Trofa. Este, aliás, foi ainda o ano da apresentação pública do coro em Forcarei – Espanha e da concretização de um projecto ambicioso, mas muitíssimo aplaudido: a estreia mundial da ópera infantil “A árvore dos Sonhos” de José Miguel Oliveira, libreto de Mário Moutinho, adaptada do conto com o mesmo nome de Leandro Ribeiro – 1.º Prémio do I Concurso Nacional Literário da Trofa (obra escrita para os MCMT).

O ano de 2004 ficou marcado pelo grande concerto que assinalou a comemoração do 6º aniversário do Município da Trofa a 19 de Novembro – “Uma amizade assim” com canções de João Loio e Jorge Constante Pereira e o concerto de Natal para Sua Excia o Sr. Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, na Sala das Bicas do Palácio de Belém a 21 de Dezembro.

Em 2005 destaca-se o concerto de homenagem a Matilde Rosa Araújo, primeira autora a ser cantada pelos MCMT.

Ao longo do seu percurso musical, os MCMT têm contado com a colaboração do coro Vox Vocis (Trofa), do Maestro José Luís Borges Coelho, dos pianistas: Isabel Sá, José Miguel Oliveira e Rui Martins.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...