quant
Fique ligado

Ano 2005

As Autárquicas, a rádio e os vencedores…

Avatar

Publicado

em

Após me ter divertido durante duas horas a ver alguns dos senhores da nossa terra pedinchar votos à boca das urnas na Escola EB 2+3 da Trofa reuni-me com alguns camaradas enquanto aguardava os resultados.

De rádio ligado e telefone disponível para juntar todos os dados que iam sendo apurados, não pude deixar de registar alguns episódios do dia das Eleições que iam chegando pela rádio local.

Primeiro anunciaram que estavam na sede de campanha de três partidos e que mais tarde ligariam aos principais responsáveis da candidatura da CDU para obter comentários aos resultados; esqueceram-se de telefonar mais tarde…

Por volta das 21h30 anunciaram que, apuradas só metade das freguesias, no concelho de Santo Tirso o PSD teria ganho a Câmara… falso, o PS ganhou e ainda reforçou a sua votação!

Depois enviaram para as sedes de candidatura do PSD, PS e CDS “repórteres” simpáticos dos quais ouvimos comentários do tipo “o CDS desta vez não elegeu nenhum vereador, mas o ambiente é bom e nas próximas Eleições poderá, quem sabe, ganhar a Câmara.”

Quanto aos outros dois, limitaram-se a fazer perguntas simpáticas tentando transparecer que a rádio é imparcial porque fala bem de todos. No entanto, a rádio só é imparcial quando falar a verdade de todos e quando souber fazer as perguntas correctas a todos!

 

 

Por fim, os resultados eleitorais.

Publicidade

PSD, PS e CDS apresentavam-se com o objectivo de ganhar a Câmara, a CDU com o objectivo de alcançar uma voz ao nível municipal e nas freguesias.

O PSD ganhou a Câmara perdendo votos e perdendo a principal junta do concelho.

O PS ganhou mais um Vereador, mas não conseguiu ganhar a Câmara que era o seu principal objectivo.

O CDS que dizia querer ganhar a Câmara, a Assembleia Municipal e não sei quantas Juntas de Freguesia, não conseguiu eleger nenhum vereador, ganhou a Junta do Muro que tinha sido já presidida por um dirigente do CDS e perdeu votos nas principais freguesias do concelho.

Com objectivos mais realistas, a CDU elegeu representação na Assembleia Municipal e na Freguesia de Guidões. Foi ainda a única força que subiu a sua votação em todas as freguesias da Trofa, duplicando os votos em Guidões e triplicando em Santiago de Bougado e em Alvarelhos.

 

Estes são os dados objectivos. As leituras políticas cada um faz as suas na certeza de que nada será como dantes. Haverá uma voz legitimada da CDU no plano municipal para fiscalizar, para propor e para denunciar.

As promessas que foram feitas ao longo das últimas semanas devem começar agora a ser cobradas por todos os trofenses, exigindo das várias forças políticas o cumprimento dos compromissos assumidos.

 

Jaime Toga

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...