quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Memórias e Histórias da Trofa – Prof. Dr. Sebastião Cruz: o esboço de uma biografia

Avatar

Publicado

em

Nascido em 1918, na freguesia de Santiago de Bougado, acabaria por se licenciar na Faculdade de Direito Canónico da Pontifícia Universidade de Salamanca e realizar o seu doutoramento na mesma universidade.

Importante referir que também se iria licenciar em direito na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Direito, em 1954, acabando por se doutorar em Ciências Histórico-Jurídicas anos mais tarde, na década de 1960, na mesma universidade.

Publicidade

Um percurso académico sólido, sem margens para dúvidas na sua qualidade, realizado em universidades de referência, lecionando também em duas das mais prestigiadas universidades portuguesas, na Universidade de Coimbra e também na Universidade Católica Portuguesa.

Produziu uma ampla produção científica que no presente ainda é usada para o estudo de várias disciplinas de direito, concretamente o direito canónico e o direito romano, como também em história do direito.
No seu percurso académico, iria privar e trabalhar com os maiores estudiosos daquelas temáticas, sendo orador em várias palestras no mundo inteiro, demonstrando a qualidade e sofisticação do seu ensino e respectiva capacidade profissional.

Referido anteriormente como autor de várias publicações sobre a história de direito, acabando no presente por ainda serem estudadas e usadas essas suas obras no estudo daquelas temáticas, apesar de já ter falecido há mais de duas décadas, demonstrando novamente a qualidade do seu trabalho.

Na indagação por informações para a elaboração deste pequeno texto de homenagem, foi possível consultar o testemunho de antigos alunos que referiam de forma clara a enormidade do seu carácter e até de preocupação para com os seus alunos, em especial com aqueles que poucas capacidades financeiras tinham para comprar os respetivos livros, arcando ele com essa despesa.

Uma demonstração de enorme carácter com traços de uma personalidade ímpar e cada vez mais única.

Acabaria por falecer em 1996, atingindo o topo da carreira como professor universitário de professor catedrático, sendo ainda recordado com saudade na Universidade de Coimbra, não ignorando que também desempenhou funções em outras instituições, concretamente a Santa Casa da Misericórdia de Braga e no Arcebispado de Braga.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...