quant
Fique ligado

Edição 508

Melhor criador português de Rottweiler é da Trofa

Avatar

Publicado

em

Nuno Cruz, natural de Santiago de Bougado, é considerado o melhor criador português da raça Rottweiler. Um título que não gosta muito de proferir, mas que é comprovado pelos títulos que tem recebido ao longo destes 17 anos de criação.
Na sala onde recebeu a equipa do NT, o criador tem mais de cem taças, sem contar com os prémios obtidos com cães que já tenha vendido. Para Nuno, os prémios são como retorno do “trabalho e dedicação que tem todos os dias a cuidar dos cães”, desde o Natal, Ano Novo e até mesmo no dia de anos. A “grande parte dos cães” que vão às exposições e são premiados são de clientes que compraram as suas criações. Quando vende “um cachorro”, Nuno “nunca sabe as características” que vão ter e, por isso, vai acompanhando o seu crescimento. Se este tiver “qualidades para entrar em exposições de beleza”, o criador “desafia” os proprietários que têm acedido e disponibilizado os seus exemplares e o seu tempo para as exposições caninas.
O “vício” começou em “1998” quando adquiriu o primeiro exemplar da raça rottweiler. “Um mês depois” já estava a comprar mais dois exemplares e a criar “ninhadas”. Mas o gosto por esta raça canina e pelas exposições já vem de trás, assistindo “sempre” que houvesse um concurso por perto.
Apesar de “nenhum” dos três primeiros cães “serem grandes exemplares, dentro da raça, para exposições”, a “primeira cadela deu um cão que foi campeão jovem em 2002”. Só a partir dos “cachorros da segunda ninhada” que Nuno conseguiu ter bons exemplares para participar nas exposições. À medida que os prémios foram surgindo, o bichinho por “ter bons cães” e assim conseguir melhores prémios foi aumentando, sendo quase um vício.
Em 2001, Nuno registou o Canil Villa Zadones, de criação de raça seletiva de rottweiler. Dez anos depois adquiriu uma licença, que passou a ser obrigatória pelo Governo, sendo dos poucos a nível nacional a tê-la.
Em Portugal, o criador participa com exemplares nas exposições organizadas pela Associação Canicultura e pelo Clube Rottweiler de Portugal. Nuno prefere participar nesta última, pois para si “tem mais valor” por serem avaliados por “alguém que tem mais conhecimento da raça”. Além disso, o bougadense foi “o único português” a apurar-se em 3.º e 4.º lugares do campeonato de rottweileres, em Barcelona, em 2012.
Os resultados positivos comprovam os “bons cães” que tem, o que ajuda Nuno a divulgar o seu trabalho internacionalmente e prova disso é o envio de ninhadas para a “América, Canadá, Angola”, entre outros.
Contudo, nem tudo é fácil na criação destes adoráveis cães. “Há pouco tempo”, Nuno esteve “muito perto” de abandonar a criação, porque estavam a “aparecer alguns problemas” nas ninhadas. Mas as “alegrias” que consegue ter com os cães da sua criação fez com que “não conseguisse largar”. “Crio um bom cão para apresentar um bom trabalho. É um ciclo vicioso que não se larga”, concluiu.
Recentemente, Nuno participou com alguns exemplares de criações suas em exposições que decorreram na Exponor, nos dias 17 e 18 de janeiro. Na Especializada RCP do Norte 2015, os exemplares obtiveram os títulos de “Best Male and BOB (Melhor da Raça), Best Female (Melhor Fêmea), V1 Champion Class, V1 Open Class, V2 Open Class, V3 Intermedium Class, V3 Champion Class e Best Breeding group. Já entre “40 rottweileres vindos da Croácia, Sérvia, Espanha, Portugal e Columbia” que participaram na 80.ª International Dog Show Norte 2015 e Mediterrean Winner 2015, exemplares da criação de Nuno conquistaram o “Best Female and Mediterrean Winner 2015, V1 Veteran Mediterranean Winner 2015, Champion Class, Open Class e V3 Intermedium Class”. E no 81.ª International Dog Show Norte 2015 e PORTO WINNER 2015, recebeu os prémios “Porto Winner 2015, V1 CCC Champion Class, V2 RCAC Open Class, V3 Intermedium Class e V3 Open Class”

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...