quant
Fique ligado

Ano 2007

Medidas de prevenção contra incêndios já estão no terreno na Trofa

Avatar

Publicado

em

incendio

A Câmara Municipal da Trofa está a lançar a 1ª edição de um Boletim informativo "verde" que ensina a população local a evitar incêndios florestais. 

 Esta iniciativa insere-se no plano anual nacional de prevenção de incendios e protecção da floresta e tem como objectivo divulgar o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios que estabelece e regula, no território do Concelho da Trofa, as medidas de prevenção estabelecidas no Decreto-lei 124/2006 de 28 de Junho. 

Publicidade

Entre as medidas de segurança enumeradas pelo plano, o Boletim Informativo destaca as Faixas de Combustível (de 50 metros) cujo objectivo é proceder à redução da carga de biomassa florestal como medida de prevenção de ignições e de propagação de incêndios na envolvente das edificações, redes de acessos e infra-estruturas; e as intervenções de limpeza que são obrigatórias. O incumprimento destas medidas poderá resultar no pagamento de coimas. 

Este boletim da Câmara Municipal será divulgado nas juntas de freguesia e nos jornais locais do Concelho, tendo em vista atingir o maior número de leitores possível.

O Munícipio da Trofa tem uma grande área florestal, assim, iniciativas como esta são fundamentais para a sensibilizar a população local para a preservação destes espaços.  

No âmbito da Protecção Civil e prevenção contra incêndios a Câmara Municipal da Trofa colabora ainda com a ASVA (Associação de Silvicultores do Vale do Ave), tendo estabelecido há alguns anos uma equipa de sapadores responsável pela limpeza frequente das matas. Paralelamente a autarquia da Trofa criou um sistema de comunicação interno, via rádio, que liga a Protecção Civil municipal, bombeiros, GNR e equipas de vigilância. Este sistema permite uma actuação muito complementar. Todos sabem o que os outros estão a fazer, o que permite minimizar o tempo de ataque a um incêndio.

A Câmara da Trofa tem ainda três moto4 para vigilância, uma brigada de intervenção florestal criada há dois anos e um posto fixo de vigia em S. Gens, que vai passar a ser operado pela GNR. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...