quant
Fique ligado

Edição 588

Mamedense vence concurso e dá nova imagem ao Teatro Carlos Alberto

Avatar

Publicado

em

A artista mamedense Martinha Maia venceu um concurso para dar uma nova imagem ao Teatro Carlos Alberto, na cidade do Porto.

“A intervenção artística selecionada valorizará o edifício do Teatro Carlos Alberto e contribuirá, como desejado, para incentivar a produção criativa da arte urbana”. Este foi o veredito do júri que selecionou, de entre 36 candidaturas, a proposta de Martinha Maia, artista de S. Mamede do Coronado, para dar uma nova imagem à fachada do Teatro Carlos Alberto, no Porto.
O concurso foi lançado pelo Teatro Nacional São João a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, que contou com o apoio da Porto Lazer (da Câmara Municipal do Porto), e a proposta vencedora foi executada entre agosto e setembro. A intervenção artística de Martinha Maia foi dada a conhecer a 8 de setembro e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Pela “primeira vez” a intervir em fachadas de edifícios, Martinha Maia confessou ao NT ter ficado sensibilizada com a reação do público à obra. “Sendo que é um trabalho mais abstrato e não propriamente um graffiti, que as pessoas normalmente estariam à espera, fico contente porque a maior parte diz que valoriza o Teatro e não desfigura a arquitetura do espaço nem suja a cidade”, asseverou à margem da participação no Zurra, em S. Mamede do Coronado, onde fez parte do lote de artistas locais que apresentaram obras artísticas.
Após o anúncio da vencedora, o júri do concurso explicou que teve em conta “a singularidade plástica da proposta apresentada por esta artista, bem como a experiência e o portfólio que esta possui”. Martinha Maia interveio em cerca de 500 metros quadrados de superfície e teve de trabalhar com uma tela protetora que escondia a parede. “Foi quase um exercício de memória. Muita coisa foi feita com base na intuição e na forma de sentir a cidade. Existe uma diretriz, mas existe muito de um lado experimentalista e intuitivo”, explicou aos jornalistas no dia da apresentação.
No dia da apresentação da intervenção artística, Rui Moreira, presidente da autarquia do Porto, afirmou que, durante a intervenção, foi ao Teatro “muitas vezes a pé ver como estavam a decorrer os trabalhos”. “A roupagem do Teatro está muito bonita”, sublinhou.
Nascida em 1976, Martinha Maia é natural de S. Mamede do Coronado e licenciada em Artes Plásticas, desde 2000 pela ESAD-CR. Conta com inúmeras exposições nacionais e internacionais, incluindo na fundação Cartier, em Paris, e na Embaixada de França, no Palácio de Santos, em Lisboa. Tem ainda muitas obras espalhadas por particulares e trabalho performativo. O portefólio da artista pode ser conhecido com maior minúcia no site www.martinhamaia.com.

Intervenção na fachada do Teatro Carlos Alberto
“Retirada da ideia de uma nuvem de energia, o desenho destina-se à cidade. Cada traço vai compondo a paisagem. Um pequeno gesto contido e sistematizado distrai-se por entre os seus múltiplos. São disputas de forças reagentes que se guerrilham. Um soro de vida que percorre a corrente sanguínea, que transborda por entre os poros da parede. É uma multidão de gente, um povo, a nossa Identidade. Este mural é homenagem a todos os que fizeram e fazem parte da cultura desta cidade, que nela imprimiram a sua alma”.

martinha maia2

Martinha Maia

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...