quant
Fique ligado

Ano 2008

Mais de 100 pessoas inscritas nas conferências sobre Guerra e Paz em Famalicão

Avatar

Publicado

em

  Os Encontros de Outono são uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da programação cultural do Museu Bernardino Machado, que todos os anos reúne diversas personalidades para a reflexão e debate de temas actuais.  Este ano o tema é “A Guerra e a Paz entre as Nações” e irá reunir diversos especialistas de guerra. Nesta quinta-feira de manhã já estavam inscritas mais de uma centena de pessoas, oriundas de diversos pontos do País, para assistir aos diversos debates, facto que é considerado “muito positivo”, pelo director do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha.
Durante dois dias, sexta-feira e sábado, nomes como os jornalistas Pedro Caldeira Rodrigues e Miguel Urbano Rodrigues, o general Pezarat Correia e mais um conjunto de oito académicos de cinco universidades portuguesas irão debater temas actuais, mas também abordar alguns dos fenómenos bélicos que marcaram a história da Humanidade.
A “Guerra do Kosovo – Da intervenção da NATO à declaração unilateral de independência”, a desenvolver pelo jornalista Pedro Caldeira Rodrigues, “A Guerra do Iraque”, por Carlos Gaspar, do Instituto Português de Relações Internacionais, e “Pensar o terrorismo hoje a partir da política”, por António Horta Fernandes, da Universidade Nova de Lisboa, são alguns dos temas em destaque.
A guerra nas antigas colónias portuguesas em África e a sua agudização em plena Guerra Fria, pelo general Pezarat Correia, a presença de Portugal na I Guerra Mundial, pelo coronel Luís Alves de Fraga, da Universidade Autónoma de Lisboa, assim como o estado de Portugal e dos aliados à saída da II Guerra Mundial, por Pedro Aires de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, são outras conferências a suscitar interesse.
Norberto Cunha, que, além de director do Museu Bernardino Machado, é professor da Universidade do Minho, abordará “O problema da guerra em Ortega y Gasset”, enquanto Fernando Martins, da Universidade de Évora, irá falar dos esforços de paz de organizações como a Sociedade das Nações e a ONU. O jornalista Miguel Urbano Rodrigues irá abordar a questão das lutas políticas e sociais na América Latina, em particular da luta armada na Colômbia.
“A ideia da paz perpétua no século XVIII”, por Manuel Canaveira, da Universidade Nova de Lisboa, e “O federalismo português oitocentista e as ideias da paz”, por Maria Manuela Tavares Ribeiro, da Universidade de Coimbra, são outros dos temas a abordar nas conferências dos Encontros de Outono 2008.
 
PROGRAMA COMPLETO
 
ENCONTROS DE OUTONO 2008
“A Guerra e a Paz entre as Nações”
21 e 22 de Novembro de 2008
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
 
21 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA
09h00 – Recepção aos participantes
09h30 – Sessão de Abertura. Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa e do Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Ferreira da Cunha
10h00 – “Portugal beligerante na Grande Guerra: razões fundamentais e consequências”, pelo coronel Luís Alves de Fraga (Universidade Autónoma de Lisboa)
10h30 – “A Guerra do Kosovo, 1989-2008: da intervenção da NATO à declaração unilateral de independência”, por Pedro Caldeira Rodrigues,
Jornalista.
11h00 – Debate
11h30 – “A Guerra do Iraque”, por Carlos Gaspar, do Instituto Português de Relações Internacionais e da Universidade Nova de Lisboa.
12h00 – Debate
15h00 –  “O problema da guerra em Ortega y Gasset” por Norberto Ferreira da Cunha da Universidade do Minho.
15h30 – “Da Sociedade das Nações à Organização das Nações Unidas: esforços de Paz”, por Fernando Martins, da Universidade de Évora.
16h00 – Debate
16h30 – “Pensar o terrorismo hoje a partir da política”, por António Horta Fernandes, do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Nova de Lisboa.
17h00 – “Lutas políticas e sociais na América Latina – O combate dos povos no quadro institucional e a luta armada na Colômbia”, por Miguel Urbano Rodrigues, Jornalista.
17h30 horas – Debate e Conclusões.
 
22 NOVEMBRO | SÁBADO
09h30 – “A ideia da paz perpétua no século XVIII”, por Manuel Canaveira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
10h00 – “Federalismo português oitocentista e as ideias da Paz”, por Maria Manuela Tavares Ribeiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
10h30 – Debate
11h00 – “Portugal e a Guerra Colonial: Do conflito permanente à agudização no quadro da Guerra Fria”, pelo general Pezarat Correia.
11h30 – “Sob o patrocínio de Sua Majestade: Portugal e os Aliados à saída da II Guerra Mundial”, por Pedro Aires de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa.
12h00 – Debate
12h30 – Encerramento. Intervenção do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha.
 
PROGRAMA PARALELO
CINEMA: Exibição do filme “Triunfo da vontade” (1938), com Leni Riefensthal, no dia 19, pelas 21h30, no Pequeno Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
 
OUTROS DADOS
 
A participação no colóquio dá direito a Certificado de Presença.
 
As inscrições são gratuitas.
 
INFORMAÇÕES
Museu Bernardino Machado
Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79
4760-114 Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 377733

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...