Os Encontros de Outono são uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da programação cultural do Museu Bernardino Machado, que todos os anos reúne diversas personalidades para a reflexão e debate de temas actuais.  Este ano o tema é “A Guerra e a Paz entre as Nações” e irá reunir diversos especialistas de guerra. Nesta quinta-feira de manhã já estavam inscritas mais de uma centena de pessoas, oriundas de diversos pontos do País, para assistir aos diversos debates, facto que é considerado “muito positivo”, pelo director do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha.
Durante dois dias, sexta-feira e sábado, nomes como os jornalistas Pedro Caldeira Rodrigues e Miguel Urbano Rodrigues, o general Pezarat Correia e mais um conjunto de oito académicos de cinco universidades portuguesas irão debater temas actuais, mas também abordar alguns dos fenómenos bélicos que marcaram a história da Humanidade.
A “Guerra do Kosovo – Da intervenção da NATO à declaração unilateral de independência”, a desenvolver pelo jornalista Pedro Caldeira Rodrigues, “A Guerra do Iraque”, por Carlos Gaspar, do Instituto Português de Relações Internacionais, e “Pensar o terrorismo hoje a partir da política”, por António Horta Fernandes, da Universidade Nova de Lisboa, são alguns dos temas em destaque.
A guerra nas antigas colónias portuguesas em África e a sua agudização em plena Guerra Fria, pelo general Pezarat Correia, a presença de Portugal na I Guerra Mundial, pelo coronel Luís Alves de Fraga, da Universidade Autónoma de Lisboa, assim como o estado de Portugal e dos aliados à saída da II Guerra Mundial, por Pedro Aires de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, são outras conferências a suscitar interesse.
Norberto Cunha, que, além de director do Museu Bernardino Machado, é professor da Universidade do Minho, abordará “O problema da guerra em Ortega y Gasset”, enquanto Fernando Martins, da Universidade de Évora, irá falar dos esforços de paz de organizações como a Sociedade das Nações e a ONU. O jornalista Miguel Urbano Rodrigues irá abordar a questão das lutas políticas e sociais na América Latina, em particular da luta armada na Colômbia.
“A ideia da paz perpétua no século XVIII”, por Manuel Canaveira, da Universidade Nova de Lisboa, e “O federalismo português oitocentista e as ideias da paz”, por Maria Manuela Tavares Ribeiro, da Universidade de Coimbra, são outros dos temas a abordar nas conferências dos Encontros de Outono 2008.
 
PROGRAMA COMPLETO
 
ENCONTROS DE OUTONO 2008
“A Guerra e a Paz entre as Nações”
21 e 22 de Novembro de 2008
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
 
21 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA
09h00 – Recepção aos participantes
09h30 – Sessão de Abertura. Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa e do Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Ferreira da Cunha
10h00 – “Portugal beligerante na Grande Guerra: razões fundamentais e consequências”, pelo coronel Luís Alves de Fraga (Universidade Autónoma de Lisboa)
10h30 – “A Guerra do Kosovo, 1989-2008: da intervenção da NATO à declaração unilateral de independência”, por Pedro Caldeira Rodrigues,
Jornalista.
11h00 – Debate
11h30 – “A Guerra do Iraque”, por Carlos Gaspar, do Instituto Português de Relações Internacionais e da Universidade Nova de Lisboa.
12h00 – Debate
15h00 –  “O problema da guerra em Ortega y Gasset” por Norberto Ferreira da Cunha da Universidade do Minho.
15h30 – “Da Sociedade das Nações à Organização das Nações Unidas: esforços de Paz”, por Fernando Martins, da Universidade de Évora.
16h00 – Debate
16h30 – “Pensar o terrorismo hoje a partir da política”, por António Horta Fernandes, do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Nova de Lisboa.
17h00 – “Lutas políticas e sociais na América Latina – O combate dos povos no quadro institucional e a luta armada na Colômbia”, por Miguel Urbano Rodrigues, Jornalista.
17h30 horas – Debate e Conclusões.
 
22 NOVEMBRO | SÁBADO
09h30 – “A ideia da paz perpétua no século XVIII”, por Manuel Canaveira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
10h00 – “Federalismo português oitocentista e as ideias da Paz”, por Maria Manuela Tavares Ribeiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
10h30 – Debate
11h00 – “Portugal e a Guerra Colonial: Do conflito permanente à agudização no quadro da Guerra Fria”, pelo general Pezarat Correia.
11h30 – “Sob o patrocínio de Sua Majestade: Portugal e os Aliados à saída da II Guerra Mundial”, por Pedro Aires de Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa.
12h00 – Debate
12h30 – Encerramento. Intervenção do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha.
 
PROGRAMA PARALELO
CINEMA: Exibição do filme “Triunfo da vontade” (1938), com Leni Riefensthal, no dia 19, pelas 21h30, no Pequeno Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
 
OUTROS DADOS
 
A participação no colóquio dá direito a Certificado de Presença.
 
As inscrições são gratuitas.
 
INFORMAÇÕES
Museu Bernardino Machado
Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79
4760-114 Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 377733