quant
Fique ligado

Edição 592

Literária Mente: Somos todos contadores de histórias

Avatar

Publicado

em

Esta semana cruzei-me com uma frase do nosso grande José Saramago que dizia:
«O que se passa é que nós temos a mania de romantizar tudo, e começamos logo a imaginar… umas teorias filosóficas»
Sempre achei que o nosso Prémio Nobel da Literatura inunda de significado a grande maioria das suas expressões. Esta, não é exceção.
As pessoas perguntam-me várias vezes onde vamos buscar a inspiração para escrever, como se escreve, como é que há pessoas com uma capacidade incrível para escrever e outras não.
Na verdade, e isto é um facto que passa ao lado de muita gente, somos todos contadores de histórias. Estamos constantemente a criar nas nossas cabeças todas as possibilidades e mais algumas para as nossas vidas… Ou as dos outros. E contra mim falo. Foi assim que percebi que temos um poder de previsão horrível. Principalmente aquele tipo de pessoas demasiado (haverá demasiado?) sonhadores, que imaginam e tentam criar um mundo idílico na sua cabeça o que, normalmente, as deixa frustradas e desapontadas porque as coisas raramente acontecem como imaginam.
Se estamos constantemente a fazer e a criar esse tipo de histórias, porque não escrever? Porque não criar algo nosso? Se é verdade que na vida real não temos a varinha mágica que possa fazer acontecer as coisas com um piscar de olhos, (embora eu acredite que temos a capacidade de moldar o nosso presente e futuro com a mentalidade certa), nos nossos livros, nas nossas histórias, nas nossas criações, podemos fazer o papel de Deus. Podemos corrigir algo que até nos tenha acontecido, podemos reescrever a nossa história, podemos fazer tudo. Porque a escrita, os livros, o mundo da fantasia e da ficção, não têm limites.
Preocupa-me que o acesso à educação não seja para todos. Porque me parece que podemos estar a desperdiçar mentes brilhantes, ideias geniais, que ficam por explorar devido à falta de apoio ou estímulo. A preocupação estende-se aos escritores que não arriscam, que não têm coragem ou confiança nos seus trabalhos.
Arrisquem. Sejam genuínos, honestos e escrevam para vocês. Podem o mundo, se quiserem o mundo.

Livro da Quinzena:

Publicidade

Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos.
Neste espaço, vou inaugurar uma nova forma de estar. Se, por vezes, recomendarei livros lidos por mim, nas vezes restantes irei pedir uma opinião a uma pessoa do meu círculo social. Vou abrir horizontes, falar sobre literatura e conhecer novas formas de estar nesse mundo. O meu amigo Ricardo Sá falou-me, esta semana, da sensação fantástica de ler este romance de José Rodrigues dos Santos. Atual, apesar de o ter lido muito depois de ter sido, e envolvente, pela personagem, o galã Tomás Noronha, mas pela história em si, envolvendo intriga, mistério e romance. Eu já li e posso recomendar também!
Literariamente, estamos conversados.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...