quant
Fique ligado

Edição 589

Literária mente

Avatar

Publicado

em

Esta semana vou ser diferente. Não vou falar de livros (não especificamente), nem da literatura, nem sequer vou recomendar livros. Esta semana vou falar de sonhos.
Quando lancei o meu primeiro livro, com o título “Nevoeiro”, realizei um sonho, um daqueles que temos desde pequeno. E tive um daqueles momentos “raros” de profunda introspeção, de reflexão. Aqueles em que nos sentamos, encostamos para trás e vemos a vida com outros olhos. Um daqueles pontos de viragem no nosso percurso.
Aprendi, na entrada para a idade adulta, que essa entrada, essa mudança, acontece quando começamos a fazer escolhas. Escolhas difíceis, em que temos que optar por algo e abdicar de outra coisa. Aqueles momentos na vida que nos marcam e nos deixam para sempre a pensar nos “e se…”. E se tivéssemos optado por outro caminho?
A melhor forma de lidar com momentos desses é fazer o que mais nos assusta. Aquilo que nos deixa com mais medo. Provavelmente é a coisa certa a fazer e esse medo que sentimos é apenas o nosso íntimo a reconhecer que estamos prestes a fazer algo grandioso. Esse medo, que talvez nem seja um medo, são as borboletas na barriga. A partir daí, estamos prestes a ser sonhadores realizados.
É esse o repto que venho lançar hoje, nesta quinzena. Sigam os vossos sonhos. Definam claramente, na vossa mente, talvez numa folha de papel, o que querem. O que desejam. Aquilo que vos faria levantar da cama todos os dias sem despertador e com um sorriso no rosto. Mesmo que a vida esteja no lado oposto, neste momento. É possível. Acreditem. Lutem.
Há cerca de 7 anos, ainda no meu percurso no 3º ciclo, escrevi um texto com o título “À procura do caminho para um mundo melhor”. Nesse artigo, falava do facto da capacidade de liderança dos nossos líderes atuais estar a ser posta em causa e de isso ser um chamamento para nós, os “meros humanos”, o “povo”, para sermos líderes de nós mesmos, no nosso caminho para a felicidade.
Porque esse tem que ser o nosso objetivo nesta curta vida. Ser feliz. É aquela pergunta que nos faz sorrir, sempre que é perguntada, porque nunca sabemos o que responder. Nós achamos que somos felizes, no nosso dia-a-dia, na nossa rotina, na nossa vida normal que nos habituamos a fazer todos os dias. Estamos acomodados a isso e achamos que isso é a nossa felicidade. E se não for? E se houver algo mais que possamos atingir? Não sentimos falta do que não conhecemos… Não sabemos ser felizes se nunca o fomos.
Pensem no momento mais feliz das vossas vidas. O nascimento de um filho, um sucesso profissional, qualquer coisa. Isso que sentiram… É a felicidade. Então lutem por isso. Persigam os sonhos. Façam do momento em que estão a ler isto um ponto de viragem. E como eu dizia no meu texto…
“Sejam Felizes. Procurem o caminho.”
Literariamente, estamos conversados.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...