quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Linha do Equilíbrio: Férias… para que vos quero?!”

Os estudos recentes demonstram que as férias têm efeitos positivos na saúde física, emocional e social.

Avatar

Publicado

em

“Eu gosto é do verão, de passear de prancha na mão …” é o refrão de uma música que faz parte da minha adolescência como sinal de férias escolares! Falar de férias significa uma pausa nas atividades diárias, das azáfamas do dia a dia, tornando-se o tempo para fazer nada ou para fazer simplesmente o que apetece…
Os estudos recentes demonstram que as férias têm efeitos positivos na saúde física, emocional e social. É o período onde há um afastamento da sobrecarga das tarefas, sejam laborais ou académicas, sendo o tempo ocupado com descanso, convívios, ou viagens, que podendo ser curtas ou longas, nos colocam perante diferentes cenários que, por norma, são altamente revitalizadores para a mente.
Atualmente, dá-se importância a vários fatores que promovem a saúde física e mental, sendo um deles o aumento da incidência da luz solar que interfere diretamente nos níveis de humor. Descobriu-se que menor quantidade dos níveis de vitamina D no organismo estão associados ao baixo desempenho cognitivo em tarefas complexas e, ainda, ao aumento de risco nas mudanças de humor. Paralelamente, é corroborado que o inverno se encontra associado à diminuição da produção do neurotransmissor responsável pelo aumento dos sintomas de depressão, violência, impulsividade e alcoolismo nas pessoas. Em contrapartida, para além dos fatores químicos e biológicos enumerados, é sabido que o verão potencia o bem estar, muito pelas suas características: com os dias mais longos, que impulsionam mais convívios sociais, em encontros de família, de amigos e até mesmo nas festas e romarias; pelo clima quente que proporciona atividades ao ar livre, muitas delas de contacto com a natureza que funciona como um espécie de regresso à origem e à simplicidade que conduz à tranquilidade, tendo como efeito a diminuição do stress.
O período de férias poderá também servir para elaborar planos individuais e estabelecer metas para o regresso ao trabalho ou ao novo ano escolar, melhorar a qualidade do sono atingindo mesmo o sono reparador; alimentar-se adequadamente, quer nos horários, quer na qualidade do que é ingerido, ler um livro, libertando a mente e ampliando os horizontes do conhecimento, entre muitas outras experiências que vão ao encontro dos gostos de cada um.
Para terminar, o importante será fazer aquilo que nos traga tranquilidade para os desafios de um novo ano de trabalho/escolar, bem como aprender a “desligar” o piloto automático dos afazeres diários, sendo as férias uma necessidade para todos e vital para o equilíbrio físico e mental.
Votos de umas excelentes férias para todos!

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...