quant
Fique ligado

Edição 518

Junta de Freguesia reconstruiu lavadouro antigo

Avatar

Publicado

em

A Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões reconstruiu um antigo lavadouro situado nas Aldeias de Nascente, em Alvarelhos.

Há alguns anos com a ideia de ser restaurado e estando já um pouco degradado, o lavadouro, que resistiu ao tempo e à água que por ele correu, foi reconstruído pelo atual presidente da Junta de Alvarelhos e Guidões, Adelino Maia, que decidiu colocar em prática a ambição de anteriores executivos. “Esse fontanário já há uns aninhos que se pensava em restaurar e não se conseguiu no tempo do (Joaquim) Oliveira (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos), e foi ficando. Os outros restauravam-se todos, melhor ou pior, e este ficou sempre na perspetiva de se arranjar melhor um bocadinho, com dignidade de se ver”, explicou.

A obra, situada na Avenida de S. Gens, teve a ajuda de amigos das Aldeias de Nascente, que se disponibilizaram a colaborar, fazendo também um peditório pela zona que, inclusive, “está por acabar”.

O resultado final integra um lavadouro novo, cuja única coisa aproveitada foi a bica da água, num local resguardado, com bancos e um grande azulejo pintado à mão, colocado numa das paredes. Segundo o presidente da Junta, este processo de pintura durou cerca de três meses. “Eu ia fazer um fontanário naqueles moldes, aproveitando o antigo, mas visto que não tinha qualidade as pessoas viradas para a rua, recuamos um metro, cedido pelo vizinho, e pusemos os lavadouros ao contrário”, asseverou.

Para Adelino Maia, este é um feito com “muita importância” para a freguesia, uma vez que, “em Alvarelhos há vários lavadouros, mas nenhum de qualidade em termos de vista”. A população “está muito satisfeita”, garante o presidente. “Noto que as pessoas gostaram e agora tenho um fontanário digno de se ver e de lavar e a água é potável”, salientou.

A obra está concluída, apenas falta a placa alusiva à Junta de Freguesia e ao grupo de Aldeias de Nascente que colaborou. “Eu não sou apologista de inaugurações, sou apologista de fazer obra. Mas uma vez que foi ajudado, o pessoal quer e eu não vou ser desmancha prazeres”, referiu. O descerramento da placa ainda não tem data marcada.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...