quant
Fique ligado

Ano 2012

Jornadas de Ciências, Engenharias e Tecnologias na CICCOPN

Avatar

Publicado

em

O CICCOPN, em parceria com a Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias (FCNET) da Universidade Lusófona do Porto organizou mais um Dia das Engenharias, no dia 24 de maio, quinta-feira.

O auditório do CICCOPN (Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte) recebeu mais uma edição das Jornadas de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias. A atividade, que tem sido desenvolvida em parceria com a FCNET, da Universidade Lusófona do Porto, decorreu nonstop ao longo de todo o dia, tendo sido ocupada com temas da ciência, investigação, desporto, gastronomia e convívio da comunidade escolar. 

Durante o dia, foram apresentadas 15 comunicações técnicas e científicas, da autoria de estudantes, professores e especialistas convidados. Como Amílcar Rodrigues, diretor do CICCOPN, referiu, as jornadas tiveram apresentações de “temas atuais” e “muito diversos, desde reabilitação, à segurança no trabalho e questões de ambiente”. “Abordar as várias vertentes dos cursos que a Lusófona tem e as várias possibilidades que os alunos do CICCOPN, que estão a terminar o secundário, possam vir a ter na sua evolução a nível académico, e dos cursos que possam vir a querer a nível superior” é o principal objetivo destas apresentações. Amílcar Rodrigues afirmou ser “ótimo” toda esta parceria, pois, além do envolvimento de muitas pessoas, os formandos do CICCOPN, interessados por enveredar por uma licenciatura, ficam a conhecer melhor a oferta da FCNET. Uma aproximação que, segundo o mesmo, só dá “bons resultados”, estando “muito satisfeito” com esta parceria. 

“Nós precisamos de ajudar as pessoas a crescer. Isto são caminhos abertos, portas abertas e tudo isto permite que as pessoas convivam, que saibam quais são as oportunidades, para que possam enveredar para as licenciaturas nas áreas em que tiraram aqui uma especialização”, asseverou. 

Artur Costa, diretor da FCNET, contou que esta parceria já existe há cerca de três anos, quando surgiu a “oportunidade de celebrar um protocolo de cooperação entre a Universidade Lusófona do Porto e o CICCOPN”, devido à existência de “áreas de atuação comuns”, entre as escolas. O diretor da faculdade garante que as atividades têm “corrido muitíssimo bem e a melhorar”, salientando como uma “mais-valia” a “partilha de saberes e experiências”, ao mesmo tempo que se promove a imagem do estabelecimento de ensino.

“Estas 3ª Jornadas de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias, pertencem a uma atividade mais vasta, intitulada Dia de Engenharia FCNET 2012, que é um dia de celebração e convívio saudável entre estudantes, professores e entidades, digamos, associadas. É neste conceito que surge também a ligação ao CICCOPN, que assim, como nosso amigo, também se junta a nós neste dia para partilharmos conhecimentos, experiências e interajudas”, referiu, mencionando que “mais de metade da faculdade está envolvida nesta iniciativa”, desde estudantes a professores. 

O Centro de Formação, situado na Maia, oferece um vasto leque de cursos profissionais ligados à construção civil, tanto para jovens como para desempregados, trabalhando “essencialmente  na valorização” da qualificação de empregados como na dos jovens. O CICCOPN tem à disposição cursos de formação, com saídas profissionais, que permite aos jovens obterem “competências profissionais, quer para trabalhar no país ou no estrangeiro”.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...