quant
Fique ligado

Edição 547

JMR assinala meio século de vida

Avatar

Publicado

em

A JMR – Gestão de Resíduos comemorou meio século de vida, a 13 de novembro. A festa decorreu em ambiente familiar e ficou marcada pela homenagem dos filhos e colaboradores aos fundadores da empresa.

“Quem disse que um chefe não pode ser nosso amigo? É neste dia de comemoração que afirmamos que tanto a dona Delfina como o senhor Ribeiro são duas pessoas muito especiais, pois nunca nos deixaram de apoiar e torcer pelo nosso sucesso. Viram os trabalhadores crescerem e a tornarem-se pais e até avos. E é por essa confiança e lealdade, que temos muito a agradecer-vos”. Os colaboradores da JMR – Gestão de Resíduos, na Rua Raúl Brandão, onde está sediada, em S. Martinho de Bougado, aproveitaram a festa do 50.º aniversário da empresa para homenagearam os sócios fundadores, Maria Delfina Silva e José Machado Ribeiro.

Uma homenagem que tinha sido antecedida pela dos filhos Maria e Francisco Ribeiro, que cumpriram “a vontade” da mãe, de “há um ano”, de ter uma imagem de Nossa Senhora com os pastorinhos numa das paredes da JMR, “virada para o exterior”.

Conjuntamente, foi ainda descerrada a placa comemorativa do 50.º aniversário da empresa, pela mão do pai, José Machado Ribeiro. Um dos sócios-gerentes da empresa, Maria José Ribeiro, explicou que esta sessão comemorativa surgiu pela “imensa devoção” que a mãe tem à Nossa Senhora de Fátima, tendo até estado envolvida em peregrinações a Fátima.

Para Maria José Ribeiro seria “o realizar de um sonho” poder juntar na comemoração todos “os clientes e parceiros”, porque estes foram os responsáveis pelo grande crescimento da JMR, mas tal não foi possível por “não estarmos em tempos de fazer grandes festas”. “Temo-los a todos no nosso coração e só agradecemos a confiança depositada em nós, porque temos empresas fantásticas a trabalhar connosco, algumas há mais de 30 anos”, declarou, com Francisco Ribeiro, também sócio-gerente, sempre a “agradecer bastante aos colaboradores”.

Quanto ao segredo para a longevidade da JMR, Francisco Ribeiro acredita ser “o gostar, a confiança que têm, a batalha diária, a união e o espírito de família”. “Nunca tivemos medo do trabalho e continuamos a trabalhar lado a lado com os colaboradores. Diariamente, podem ver o Francisco a conduzir as viaturas de mercadorias ou a mim a conduzir ou a ajudar no armazém. Continuamos a ser uma empresa familiar”, completou Maria José.
Já quanto ao futuro, Maria José afirmou que o negócio tem “os pilares bem assentes”, em que “sabem bem o que querem e onde querem chegar” e da “luta difícil” que têm pela frente. Em “primeiro lugar”, os sócios-gerentes vão “tentar alargar” geograficamente “a área de atuação”, mas com “assertividade, dado o momento em que vivemos” e “continuarem a prestar o serviço” como o têm feito “até hoje, com qualidade, prontidão e honestidade”, e com “a internacionalização”.

“Já exportamos há 14 anos. O nosso mercado é em Espanha e vamos tentar alargar para outros países, devagarinho”, referiu.

JMR “nasceu” no Largo Costa Ferreira

A JMR – Gestão Resíduos surgiu em 1965 num armazém no Largo Costa Ferreira, em S. Martinho de Bougado, quando Maria Delfina Silva veio viver para a Trofa, trazendo
o “conhecimento do seu avô que era farrapeiro (termo que designava as pessoas ligadas a esta atividade)”. O pai, José Machado Ribeiro, entrou “alguns meses depois”, abandonando a profissão de “revisor da CP”. Em 1975, a empresa mudou-se para a Rua Raul Brandão, onde se encontra atualmente. Maria e Francisco José Ribeiro substituíram, naturalmente, os pais “há três anos”. Neste momento, a empresa conta com “sete funcionários fixos” e contrata “a tempo parcial quando há um maior fluxo de entrada e saída de resíduos e quando é preciso satisfazer encomendas”. Já o volume de negócios “ronda os 500 mil euros”. A JMR foi “a primeira empresa em Portugal certificada pela norma ISO 14001 – Certificação Ambiental” e das “primeiras a ter o Alvará de Operador de Gestão de Resíduos”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...