quant
Fique ligado

Ano 2008

Instituto Nun’Alvres celebra Bodas de Diamante

Avatar

Publicado

em

Educar para servir é o lema do Instituto Nun'Alvres que comemora as Bodas de Diamante no concelho de Santo Tirso. Para comemorar esta data o INA estreou o documentário "O nosso Colégio", onde mostrou, na passada sexta-feira, os 75 anos de história aos pais, alunos e professores.

   "Mostrar à população que estamos aqui há 75 anos e o que queremos é servir a região". Foi desta forma que o padre Jorge de Cena, director geral do instituto, à margem da apresentação do documentário "O nosso Colégio", mostrou, na passada sexta-feira, os 75 anos de história aos pais, alunos e professores.

A funcionar desde 1932 no concelho de Santo Tirso, o Instituto Nun'Alvres, celebra também 150 anos da sua existência em Portugal. "O colégio foi fundado em 1858 com o nome de Colégio de Maria Imaculada, em Lisboa, em Campolide, num edifício que ainda existe e que hoje é ocupado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova", explicou Jorge de Cena.

Sempre visto como "um colégio de elites", já que só aceitava alunos que tivessem possibilidade de pagar a mensalidade, o INA quebrou esse mito e a partir de 1972 começou a receber alunos de toda a região, "porque a direcção do colégio e mais alguns jesuítas propuseram ao Governo um acordo: nós comprometíamo-nos a receber alunos da região e o Estado pagava-nos os custos de manutenção e de professores. Acharam muito bem, e fez-se o primeiro contrato de associação entre o Colégio e o Estado. Fomos um dos primeiros a celebrar este contrato, depois outros fizeram-no mais tarde e hoje há cerca de 70 protocolos assinados entre instituições privadas e o Estado", afirmou o director do instituto.

De 400 alunos, a escola passou a receber cerca de 2500 por dia, empregando cerca de 300 funcionários e funcionando, actualmente, em regime misto (com rapazes e raparigas). Tem ao dispor dos estudantes cursos profissionais de música (Artave), um Jardim Infantil, Escola primária e a Escola Oficina, com cursos nas áreas de marketing, multimédia, secretariado, informática e fotografia.

"A nossa grande aposta, agora, é dar importância à formação integral dos alunos, não estamos aqui só para ensinar, mas para formar pessoas e ajudá-las a crescer sobre determinados valores", referiu Jorge de Cena, lembrando que "o lema do colégio é educar para servir".

Isabel Moreira Pereira

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...