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Edição 563

Início de campeão

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Com uma lista de inscritos de fazer inveja a qualquer campeonato nacional por essa Europa fora, teve inicio no passado fim de semana mais um CNR (Campeonato Nacional de Ralis) com a realização do Rally Serras de Fafe.
Impressionante, num país tão pequeno e numa altura em que a economia está no estado em que nós todos sabemos, sermos presenteados com 14 viaturas da classe R5 (antecâmara dos WRC) é simplesmente fantástico. Se o parque automóvel era impressionante, o rol de pilotos não ficava nada atrás e com isso a ficar provado logo na sexta-feira à noite, em que depois da dupla passagem pelo troço do Confurco, os três primeiros estavam separados por menos de dez segundos, com Ricardo Moura (Ford Fiesta R5) a tomar a liderança, tendo atrás de si o regressado Miguel Campos (Skoda Fabia R5) a apenas 1,7 segundos e o campeão em titulo, José Pedro Fontes (CItroen DS3 R5) a 7,9 segundos de Moura. Isto prometia um sábado bem animado, mas a dureza dos troços de Fafe cedo começou a fazer mossa no pelotão. O primeiro foi Moura, que viu o diferencial do Fiesta ceder e foi obrigado a abandonar, o que deixou o famalicense Miguel Campos na liderança do rally.
A prova estava ao rubro, mas na última especial da manhã uma fuga de óleo na direção assistida do Skoda de Campos fez com que este perdesse mais de um minuto e Fontes passou então para a liderança, com Pedro Meireles (Skoda Favia R5) a apenas oito segundos do líder.
Durante a tarde a luta foi intensa deixando em suspenso o vencedor do rally. Mas Fontes aguentou a pressão e carimbou a primeira vitória da época, começando assim da melhor forma a defesa do título conquistado no ano passado. Meireles resignou-se com o 2.º lugar, enquanto Campos conseguiu segurar o lugar mais baixo do pódio. Carlos Martins (Citroen DS3 R5) terminou em 4.º, enquanto o estreante Miguel Barbosa (nove vezes campeão nacional de todo terreno) levou o Skoda Fabia R5 ao 5.º lugar.
O trofense Jorge Carvalho, que deixou de navegar Diogo Gago para agora se sentar num bem mais competitivo Citroen DS3 R5 de Carlos Vieira, não teve uma estreia muito feliz. Depois de ter terminado num excelente 5.º lugar à geral na sexta-feira, no sábado logo na 1.ª passagem pelo troço de Luilhas, uma abordagem menos feliz a um dos muitos “ganchos” do troço fez com que o Citroen capota-se deixando mazelas na viatura que obrigaram Jorge Carvalho e Carlos Vieira a abandonar a prova organizada pela Demoporto. Mas ficou o registo de um excelente andamento, antevendo bons resultados para as provas que se seguem. Nas duas rodas motrizes, Diogo Gago (Peugeot 208 R2) venceu a categoria apesar da excelente réplica do espanhol Pepe Lopez.
Na Taça FPAK Terra, José Merceano num Mitsubishi Evo conquistou a vitória. Uma palavra final para o público que, apesar do muito frio e da chuva, marcou presença em grande número ao longo das dez especiais que compunham o rally. A próxima prova do campeonato é o Rally de Castelo Branco que se disputa nos dias 22 e 23 de abril em pisos de asfalto.

Miguel Mascarenhas
Marco Monteiro

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