quant
Fique ligado

Edição 599

Inauguração do Pólo Cultural Professor Moutinho Duarte

Avatar

Publicado

em

Durante toda a sua vida, Moutinho Duarte – ou Professor Moutinho, como todos carinhosamente o conhecemos – reuniu trabalhos historiográficos sobre os mais diversos temas relacionados com a Freguesia de São Cristóvão do Muro e com as restantes freguesias da Trofa e de Santo Tirso. Habituamo-nos todos a comentar e a ouvir “quem deve conhecer essa história é o Professor Moutinho” ou “tenho lá um livro do Professor Moutinho que fala dessa família” e soube-nos sempre a pouco. 
Há alguns anos, a Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro publicou um pequeno caderno com uma compilação de textos sobre diversos assuntos relacionados com a freguesia. São muitos os murenses que o guardam em casa e que citam informações que leram lá sobre o Benemérito José Moura Coutinho, sobre párocos da nossa terra ou sobre as famílias. Mais recentemente, o Professor Moutinho foi convidado a dar o seu contributo para o Boletim Informativo da Junta de Freguesia – “MURAL” onde detalhadamente apresentou alguns temas que a uns lembram outros tempos e a outros deram-lhes a conhecer a terra dos seus avós. Apesar de valiosos, todos estes contributos sabia-nos a pouco e a prova de que precisávamos de potencializar todo o trabalho a investigação do Professor são os vários estudantes que todos os anos procuram junto da Junta de Freguesia livros ou informações sobre a história da sua terra. 
Fruto das colaborações estreitas que o Professor Moutinho tem desenvolvido com a Junta de Freguesia, acabou por manifestar a sua vontade de entregar uns “singelos” cadernos que reuniam “apenas” o trabalho de cinquenta anos de investigação. Não havia como não responder ao desafio com todo o trabalho de publicação e divulgação dos mesmos para toda a comunidade. Ainda assim, sentimos que tínhamos mais a fazer: era necessário criar um humilde recanto que servisse de apoio ao estudo da história local e que preservasse nas melhores condições as obras entregues. Assim nasceu a ideia de criar o Pólo Cultural Professor Moutinho Duarte, um “guardião” da memória de São Cristóvão do Muro. 
O novo projecto da Junta de Freguesia do Muro começou pela entrega do espólio bibliográfico que vai servir de base à constituição do Pólo Cultural. No passado dia 15 de Novembro decorreu a sessão solene de entrega dos doze Cadernos da autoria do Professor, juntamente com quatro dezenas de obras relacionadas com a história local da Trofa e de Santo Tirso também gentilmente cedidas pelo Professor Moutinho. O serão de luxo convenceu todos os presentes e entusiasmou todos os que souberam das notícias. Foram lidos todos os títulos das obras e comentados os índices de cada um dos doze cadernos e ninguém ficava indiferente à riqueza de todo aquele conhecimento. Restava aguardar pela abertura do Pólo Cultural e pelo lançamento ao público das obras publicadas com o carimbo da Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro.
Desenvolvido todo este processo de edição e divulgação do material, é a altura de inaugurar o espaço do Pólo Cultural Professor Moutinho Duarte e de apresentar e de tornar públicos e acessíveis os doze cadernos que reúnem o trabalho de uma vida: cinquenta anos de investigação dedicados à investigação e ao conhecimento da história da nossa terra. Dia 8 de Dezembro pelas 14:30 decorre a abertura oficial do Polo Cultural Professor Moutinho Duarte e o lançamento dos doze Cadernos de História Local da autoria do Professor e que a Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro editará. Toda a comunidade está convidada a estar presente no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Muro para conhecerem e deslumbrarem-se na rica história da nossa terra, inscrevendo assim mais um marcante momento na memória de São Cristóvão do Muro.

Pela Assembleia de Freguesia de São Cristóvão do Muro,
Pedro Amaro Santos

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...