Durante toda a sua vida, Moutinho Duarte – ou Professor Moutinho, como todos carinhosamente o conhecemos – reuniu trabalhos historiográficos sobre os mais diversos temas relacionados com a Freguesia de São Cristóvão do Muro e com as restantes freguesias da Trofa e de Santo Tirso. Habituamo-nos todos a comentar e a ouvir “quem deve conhecer essa história é o Professor Moutinho” ou “tenho lá um livro do Professor Moutinho que fala dessa família” e soube-nos sempre a pouco. 
Há alguns anos, a Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro publicou um pequeno caderno com uma compilação de textos sobre diversos assuntos relacionados com a freguesia. São muitos os murenses que o guardam em casa e que citam informações que leram lá sobre o Benemérito José Moura Coutinho, sobre párocos da nossa terra ou sobre as famílias. Mais recentemente, o Professor Moutinho foi convidado a dar o seu contributo para o Boletim Informativo da Junta de Freguesia – “MURAL” onde detalhadamente apresentou alguns temas que a uns lembram outros tempos e a outros deram-lhes a conhecer a terra dos seus avós. Apesar de valiosos, todos estes contributos sabia-nos a pouco e a prova de que precisávamos de potencializar todo o trabalho a investigação do Professor são os vários estudantes que todos os anos procuram junto da Junta de Freguesia livros ou informações sobre a história da sua terra. 
Fruto das colaborações estreitas que o Professor Moutinho tem desenvolvido com a Junta de Freguesia, acabou por manifestar a sua vontade de entregar uns “singelos” cadernos que reuniam “apenas” o trabalho de cinquenta anos de investigação. Não havia como não responder ao desafio com todo o trabalho de publicação e divulgação dos mesmos para toda a comunidade. Ainda assim, sentimos que tínhamos mais a fazer: era necessário criar um humilde recanto que servisse de apoio ao estudo da história local e que preservasse nas melhores condições as obras entregues. Assim nasceu a ideia de criar o Pólo Cultural Professor Moutinho Duarte, um “guardião” da memória de São Cristóvão do Muro. 
O novo projecto da Junta de Freguesia do Muro começou pela entrega do espólio bibliográfico que vai servir de base à constituição do Pólo Cultural. No passado dia 15 de Novembro decorreu a sessão solene de entrega dos doze Cadernos da autoria do Professor, juntamente com quatro dezenas de obras relacionadas com a história local da Trofa e de Santo Tirso também gentilmente cedidas pelo Professor Moutinho. O serão de luxo convenceu todos os presentes e entusiasmou todos os que souberam das notícias. Foram lidos todos os títulos das obras e comentados os índices de cada um dos doze cadernos e ninguém ficava indiferente à riqueza de todo aquele conhecimento. Restava aguardar pela abertura do Pólo Cultural e pelo lançamento ao público das obras publicadas com o carimbo da Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro.
Desenvolvido todo este processo de edição e divulgação do material, é a altura de inaugurar o espaço do Pólo Cultural Professor Moutinho Duarte e de apresentar e de tornar públicos e acessíveis os doze cadernos que reúnem o trabalho de uma vida: cinquenta anos de investigação dedicados à investigação e ao conhecimento da história da nossa terra. Dia 8 de Dezembro pelas 14:30 decorre a abertura oficial do Polo Cultural Professor Moutinho Duarte e o lançamento dos doze Cadernos de História Local da autoria do Professor e que a Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro editará. Toda a comunidade está convidada a estar presente no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Muro para conhecerem e deslumbrarem-se na rica história da nossa terra, inscrevendo assim mais um marcante momento na memória de São Cristóvão do Muro.

Pela Assembleia de Freguesia de São Cristóvão do Muro,
Pedro Amaro Santos