quant
Fique ligado

Edição 517

Igreja de S. Romão está a ser restaurada

Avatar

Publicado

em

As obras de restauro e recuperação da Igreja Matriz de S. Romão do Coronado vão custar cerca de 160 mil euros. O anúncio foi feito por Rui Alves, pároco de S. Romão do Coronado, que adiantou que a intervenção está a ser feita “na igreja toda”. “Pensávamos que iam ser só os altares, só que depois constatamos que era necessário fazer uma intervenção mais profunda”, afirmou.

Com os andaimes montados no interior da igreja para as obras de restauro do teto e das paredes, Rui Alves explicou que “a orientação da construção da igreja faz com que, com a chuva, haja grandes infiltrações e que seja necessário, pelo menos de dois em dois anos, fazer a recuperação da porta”. A instalação elétrica acabou por ter de ser também alterada e as lâmpadas substituídas por lâmpadas LED”, que é uma forma de poupança no final do mês na fatura. As obras estão a decorrer desde janeiro e devem ficar concluídas em julho, estando prevista a inauguração nesse mês. 

O padre referiu ainda que “depois da Páscoa, a 12, 19 e 26 de abril haverá três cortejos etnográficos e de vendas”. “A freguesia foi dividida em três partes e aquilo que me dá mais alegria, para além do dinheiro angariado, é que o objetivo final e sempre central é precisamente o facto das pessoas se unirem”, continuou.

“O folar que me costumam dar fica de há dois anos a esta parte para as obras, assim como o dinheiro angariado no cantar de janeiras para a igreja, enquanto esta necessitasse de dinheiro para as obras. Temos já dinheiro acumulado daí”, denotou. O pároco anunciou ainda que “a comissão de festas de Santa Eulalia baixou muito o seu orçamento, porque compreende que esta obra é uma necessidade urgente”.

Rui Alves afirmou que a obra “está numa fase adiantada”, tendo sido pedidos “vários orçamentos”. “A diocese, na pessoa do Sr. Dom Pío Alves, deu o seu parecer, que foi decisivo naquela que foi a nossa escolha.Optamos por esta empresa que tem trabalhado connosco. Estamos contentes e acreditamos que a igreja ficará pronta a tempo”. O pároco formulou o desejo de “ter a obra paga na inauguração, o que não será fácil”, rematou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...