quant
Fique ligado

Edição 517

Embaixador de Itália visitou empresas na Trofa (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

 

Odlo e Bial mostraram potencial exportador ao embaixador de Itália em Portugal, numa visita preparada no âmbito do programa “Embaixadorias”, promovido pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e o embaixador de Itália em Portugal estiveram na Trofa em visita às empresas Odlo e Bial, na manhã de 27 de março. À luz do programa “Embaixadorias”, Luís Campos Ferreira e Renato Varriale conheceram em primeiro lugar a Odlo, especialista na confeção de vestuário desportivo, cuja empresa está sediada em Santiago de Bougado. Depois, foi a vez da Bial, o maior grupo farmacêutico português e um dos principais a nível ibérico, situado em S. Mamede do Coronado.

Renato Varriale afirmou, em entrevista ao NT, que teve uma “impressão excelente” da visita às empresas, uma vez que “a tão falada diplomacia económica pressupõe unir e conhecer o território”. “Portugal precisa de exportar e nós, italianos, precisamos de investir e receber investimento. As potencialidades entre Portugal e Itália não estão completamente esgotadas, ainda temos muito trabalho pela frente”, salientou.
Sobre a Odlo e a Bial, o embaixador elogiou “o elevado nível de preparação, a atividade ao nível tecnológico e a preocupação com a responsabilidade social”.

Para Luís Campos Ferreira, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, esta iniciativa “abre portas aos empresários” em várias áreas e dá a oportunidade aos embaixadores de conhecerem “o Portugal mais distante de Lisboa”: “Um Portugal moderno, que junta o saber fazer tradicional a uma modernidade, ciência e tecnologia que o permite estar em mercados muito competitivos”.

A “legislação laboral”, as “competências de trabalho”, o “know how” e “o pacote fiscal preparado para 2015” permitem a Portugal “ter um bom modelo de captação de investimento estrangeiro”, salientou o governante.

Com estas visitas, Luís Campos Ferreira tenciona que “os embaixadores também sejam embaixadores de Portugal nos seus países”.

Renato Varriale também aproveitou as visitas para promover a ExpoMilão, “o maior evento no setor da agricultura, agroalimentar e proteção do meio ambiente”, que pode fazer com que “os empresários portugueses garantam negócios em várias áreas”.

Depois do almoço no Restaurante Flor do Ave, o embaixador e o secretário de Estado visitaram a Igreja Matriz de Santiago de Bougado, cujo projeto está associado ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni, que terá vistoriado e acompanhado a obra.

O programa “Embaixadorias” é uma das iniciativas da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros para potenciar as relações económicas entre Portugal e o Mundo. As Parcerias para o Desenvolvimento, que têm portal na internet (www.pdesenvolvimento.pt) são outro exemplo. Segundo Luís Campos Ferreira, neste site estão reunidos “os fundos europeus e as linhas dos bancos de desenvolvimento, para que empresários, mas também municípios, possam aceder a um conjunto de informação sobre as oportunidades que têm e a forma como as podem financiar”. “Estamos a ajudar a internacionalizar a nossa economia”, sentenciou.

Publicidade

Segundo Luís Campos Ferreira, atualmente, as exportações portuguesas representam “quase 50 por cento do Produto Interno Bruto do País”. Para o governante, mais do que exportar, também é importante que as empresas portuguesas encontrem soluções na internacionalização e ajudem a construir uma imagem de um Portugal na linha da frente da inovação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...