Fique ligado

Trofa

Habitação encarece na Trofa, Santo Tirso e Famalicão

Avatar

Publicado

em

A evolução da habitação nos concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão revela duas realidades complementares: a construção de novos edifícios residenciais apresenta oscilações ao longo dos últimos cinco anos, enquanto o valor mediano de avaliação bancária por metro quadrado aumentou de forma expressiva entre 2011 e 2025, segundo dados da Pordata.

Na Trofa, a avaliação bancária atingiu os 1638 euros por metro quadrado em 2025, o valor mais elevado dos três concelhos analisados. O montante representa um crescimento de cerca de 132,7% face aos 704 euros registados em 2011, o que corresponde a mais do dobro em 13 anos.

Também em Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso a subida foi significativa. Em Famalicão, a avaliação passou de 639 euros por metro quadrado, em 2011, para 1500 euros em 2024, um aumento de 134,7%. Já em Santo Tirso, o valor evoluiu de 729 para 1468 euros, correspondendo a uma subida de 101,5%.

Apesar de partir do valor mais baixo em 2011, Vila Nova de Famalicão registou a maior valorização percentual entre os três municípios no período analisado, ligeiramente acima da Trofa.

Publicidade

Se se considerarmos apenas os anos de 2021 a 2025, o crescimento também foi acentuado. Na Trofa, a avaliação subiu de 1377 para 1638 euros, um aumento de 18,9%. Em Vila Nova de Famalicão, passou de 945 para 1500 euros, crescendo 58,7%. Em Santo Tirso, evoluiu de 923 para 1468 euros, o equivalente a 59,0%.

Estes indicadores dizem respeito à avaliação bancária dos imóveis por metro quadrado e não devem ser confundidos com os preços efetivos das transações imobiliárias.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo