quant
Fique ligado

Edição 520

“Há pessoas na Trofa que inviabilizam por completo o crescimento do CEAT”

Avatar

Publicado

em

Em entrevista ao NT e à Trofa Tv, o presidente Paulo Rafael Ribeiro falou sobre as dificuldades do CEAT – Clube Estrelas Aquáticas da Trofa, que acaba de subir à 1.ª divisão nacional sénior de polo aquático.

Para Paulo Rafael Ribeiro esta foi “uma época normal”, mas “muito melhor do que aquilo que esperavam”, contando já “subir de divisão e ser campeões”, pois quando inscreveu a equipa sénior na 2.ª divisão nacional de polo aquático já tinha em mente que seria “para ganhar”. “Pegamos num grupo de meninos, dos escalões de juvenis, juniores e alguns seniores do primeiro ano. A esmagadora maioria estava num patamar de princípio da época e conseguiu superar tudo e todos e à custa de trabalho”, denotou.

Além disso, os atletas “gastam gasolina e fazem mais de 50 quilómetros por dia para treinarem” em Ermesinde e, desde dezembro de 2014, na Senhora da Hora, pagando ainda “uma mensalidade de 25 euros por mês para ajudar a suprir as despesas”, com “as piscinas e as inscrições”. Pois, segundo Paulo Rafael Ribeiro “apoios não têm”, mas sim “muitas boas falas”. “Há pessoas na Trofa que inviabilizam por completo o crescimento do CEAT. Pessoas que, pura e simplesmente por mesquinhez ou por doença mental, não deixam que o CEAT cresça, cabendo, na devida altura, ao senhor presidente dizer se quer que o CEAT continue ou se mais vale fazer uma escritura pública e ser Clube Estrelas Aquáticas do Mundo, do Universo ou de outro lado qualquer, porque andamos à custa de duas ou três pessoas, dos miúdos e dos pais dos miúdos a levar o nome da Trofa a Portugal todo”, lamentou.

Apesar de a Câmara Municipal da Trofa “ceder o transporte”, cabendo ao clube “pagar ao motorista”, Paulo Rafael lamenta que não dê “nem uma hora de plano de água na piscina municipal”, tendo que “andar a pagar piscina em Ermesinde” e ultimamente a “alugar uma piscina à Senhora da Hora”. “Já tive reuniões na vereação de Bernardino Vasconcelos, de Joana Lima e agora com Sérgio Humberto, mas o certo é que nunca nada é possível para o CEAT”, contou.

O presidente frisou que no clube “não há política”, mas sim “um único interesse: o desporto aquático na Trofa”, lamentando que a autarquia “não colabore rigorosamente nada” quando tem “instalações próprias”. “Alugar uma piscina durante 1.30 hora todos os dias é muito dinheiro, mais o custo de miúdos que andam a estudar e têm de vir da Trofa para Matosinhos e de Matosinhos para a Trofa todos os dias, para chegarem a casa às 23.30 horas e no dia seguinte irem estudar. A isto chama-se gostar do desporto, de polo aquático ou natação e do CEAT. Era bom que as pessoas, de uma vez por todas, reconhecessem os miúdos e os trofenses e fizessem aquilo que é a obrigação das câmaras municipais, apoiar o desporto”, acrescentou. Paulo Rafael sublinhou ainda que o “CEAT deve ser o único clube do concelho da Trofa que nunca pediu um cêntimo à Câmara Municipal”, mas apenas “apoio de transporte, de material e o principal que é o logístico, de instalações”, que “nunca deixaram” utilizar.

“Se calhar o CEAT deixa de ser clube da Trofa”

Outra situação “muito triste” para o presidente foi o facto de a autarquia ter organizado provas de natação e de “não ter convidado o CEAT”, preferindo o “Ginásio de Santo Tirso, apresentando como razão o facto de este “não ser um clube federado”. “O Ginásio de Santo Tirso é um clube federado há mais anos que o CEAT”, denotou.

Paulo Rafael adiantou ainda que “se não for possível” a Câmara Municipal “arranjar um espacinho nas instalações municipais, se calhar o CEAT deixa de ser clube da Trofa e passa a ser de outra coisa qualquer”. “A Matosinhos Sport tem mini polo e veio junto do CEAT falar na possibilidade de na próxima época termos treinadores nossos a tentar fazer evoluir a Matosinhos Sport, ao mesmo tempo que usufruirmos das instalações”, completou, concluindo dizendo que “um sonho a longo prazo” seria terem “os escalões de formação, 100/200 miúdos, serem campeões nos diversos escalões e, sobretudo, formar homens”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...