quant
Fique ligado

Edição 520

Cortejos estão “a exceder as expectativas”

Avatar

Publicado

em

Depois do primeiro cortejo etnográfico no dia 12 de abril, foi a vez de os moradores dos lugares de S. Romão do Coronado, Seixal, Pombal e S. Bartolomeu saírem à rua, no domingo, e através do leilão de oferendas angariarem fundos para as obras da igreja.

Trajados a rigor, encarnando verdadeiras personagens e recriando momentos únicos. Assim se pode resumir o segundo cortejo etnográfico de S. Romão do Coronado, organizado pela Fábrica da Igreja Paroquial de S. Romão do Coronado, para angariar verbas para as obras na igreja matriz. A originalidade não faltou e desta vez os protagonistas saíram da Capela de S. Bartolomeu até à Igreja Matriz, passando pela Rua Dr. Délio Santarém, Largo dos Correios e Rua do Horizonte. Os grupos foram predominantes na iniciativa, mas foi a Marcha da Juventude que mais chamou à atenção fazendo uma alusão aos vindimeiros, através dos trajes que vestiu. A oficina de arte sacra fez-se representar através de um carro, fazendo alusão ao que os santeiros fazem na sua oficina. O casamento, a saúde familiar, os lenhadores, o Rancho de S. Romão do Coronado e até um “carro vassoura” foram apenas algumas da surpresas do desfile.

A faltar apenas um cortejo, e com uma verba significativa já angariada, o pároco de S. Romão do Coronado, Rui Alves, afirmou que a iniciativa está “a exceder as expectativas”. No primeiro evento, foram angariados 11 740 euros sendo que no segundo, sem ainda de contas fechados, o valor deve rondar os 12 mil euros, de acordo com o pároco.

cortejosromao2

“Eu tinha feito uma previsão de conseguirmos angariar à volta de 20 mil euros com os três cortejos. A partir do momento em que o 1.º rende quase 12 mil euros, juntamente com o 2.º deve andar por aí ou mais um pouco, já passa dos 20 mil euros”, relatou o padre, em declarações ao NT, acrescentando que tem sido “uma agradável surpresa”.

Entre as várias atividades que se tem vindo a promover, assim como a ajuda de várias pessoas, estão já disponíveis 75 mil euros num orçamento total de cerca 150 mil euros (sem IVA). “Estou convencido que com o cortejo desta semana e mais um ou outro evento, vamos chegar a julho que é quando estamos a pensar inaugurar as obras de restauro da igreja, e teremos a obra paga”, afirmou o padre.

O último cortejo tem data marcada para 26 de abril, com saída do campo do Futebol Clube S. Romão, passando pelas ruas do Cabrito e General Humberto Delgado, Largo do Seixinho, Ruas da Profitela e da Belavista, Alto S. Romão, Avenida Luís de Camões e das ruas do Horizonte, do Sol e Santa Eulália.

Já em maio está prevista uma caminhada, juntamente com um arraial, cujas inscrições revertem a favor das obras da igreja.

cortejosromao3

Agradecimento padre Rui Alves

“De uma forma muito contente e muito alegre um agradecimento muito grande a todas as pessoas que estão a trabalhar nos cortejos e acima de tudo ao povo de S. Romão que realmente tem sido maravilhoso, de um bairrismo saudável e de uma união fantástica. Isso a mim como padre e pároco, e atendendo aos tempos que são difíceis economicamente, fico muito contente porque as pessoas quando querem e quando dão as mãos, tal como na mensagem (Fernando Pessoa) “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”, a obra realmente nasce.”

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...