Dez formandos do CENFIM-Trofa, do curso de Manutenção Industrial / Mecatrónica, participaram de 19 de Outubro a 15 de Novembro, num estágio de intercâmbio de estudantes, na Polónia, organizado pelo CENFIM. No âmbito da iniciativa Leonardo da Vinci Programa Mobilidades, o objectivo foi proporcionar aos jovens um intercâmbio de conhecimentos com formandos de várias instituições e países, assim como o contacto com uma nova sociedade e mercados de trabalho.

Os dez formandos do CENFIM-Trofa estiveram hospedados na cidade de Cracóvia, a 35 quilómetros da escola de acolhimento, “Zespól Szkól Zawodowych i Ogólnoksztalcacych w Sulkowicach”, fundada em 1894, situada na cidade de Sulkowice, no Sul da Polónia, que ministra cursos de formação profissional no sector da metalomecânica, cozinha, informática e economia.

Durante as quatro semanas de estágio, os formandos do CENFIM – Trofa partilharam experiências com os formandos da escola em trabalhos de desenho técnico – CAD e nas suas oficinas, trabalhando em tornos, fresadoras, máquinas de CNC, equipamentos idênticos aos usados no CENFIM.

Realizaram ainda actividades em laboratórios de electricidade e automação, interagindo com os alunos polacos na oficina de inspecção automóvel, que consistia num centro de inspecções pertencente à escola, onde os alunos aprendiam a fazer diagnósticos, reparações e inspecções a automóveis. Foi-lhes proporcionado, pela escola receptora, algumas visitas técnicas a empresas dos ramos da metalurgia e electrotecnia, entre elas, a visita a uma das maiores empresas da Polónia, a “TELEFONIKA”, na região da Malopolska, empresa que fabrica cabos eléctricos de cobre e alumínio, assim como cabos de fibra óptica. Segundo os formandos, “nestas empresas foi possível observar e contactar com mercados de trabalho diferentes dos nossos, mas constatamos que os processos de fabricação e maquinação são bastante idênticos aos nossos”.

“Aos fins-de-semana aproveitámos para conhecer a riqueza cultural da cidade de Cracóvia e arredores. A cidade de Cracóvia é uma cidade muito agradável, com uma população simpática e acolhedora. É também muito rica em história e monumentos. A visita à cidade foi feita essencialmente a pé e, por vezes, alugávamos bicicletas para fazermos longos passeios e mais rapidamente conhecermos a cidade”, contaram os formandos da turma AT3ºD do CENFIM – Trofa.

Nos arredores de Cracóvia visitaram as minas do Sal Wielsizka e na cidade de Wadowice a casa onde nasceu o papa João Paulo II. Um dos locais histórico e mais emblemático que visitaram, foi o conjunto de campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, construídos pelos nazis na Segunda Guerra Mundial. “Aqui pudemos conhecer melhor a história do holocausto dos judeus praticado pelos nazis e visitar os locais que até agora apenas tínhamos visto em fotografias e filmes”.

De modo a minimizar os entraves com a comunicação linguística no país de destino, o CENFIM proporcionou aos formandos um curso de preparação intensivo de Inglês, permitindo reforçar os conhecimentos da língua a utilizar em situações no dia-a-dia como fazer uma viagem, ir ao restaurante, deslocar-se em transportes públicos, etc. De acordo com os formandos, “a língua inglesa foi a melhor forma de comunicação com formandos e formadores da instituição receptora, dado que para aprender a língua Polaca necessitariam de uma preparação mais longa. A comunicação em Inglês não apresentou qualquer entrave dado que a população na Cidade de destino, fala bem Inglês”.

Durante o estágio, os formandos tiveram ainda oportunidade de trocar experiências e obter novos conhecimentos técnicos e culturais. Sobre a experiência adquirida, os jovens consideram que “a Polónia apesar de ser um país economicamente ainda menos desenvolvido que Portugal e com a população em geral a revelar ainda um baixo poder de compra, podemos constatar que se trata de um país culturalmente e socialmente muito rico, com pessoas muito acolhedoras, hospitaleiras e empenhadas em reconstruir um país que sofreu imenso com as Guerras recentes e as Ocupações a que esteve sujeita por Alemães e Russos”. “É um país com uma boa rede de transportes públicos Rodoviária e ferroviária o que nos possibilitou uma fácil mobilidade dentro do país”.

O estágio foi organizado pelo CENFIM, dentro da Iniciativa Leonardo da Vinci Programa Mobilidades patrocinado pela Agência Nacional Leonardo Da Vinci, que promoveu o projecto “Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida”.