Crónicas e opinião
Folha Liberal: Contratações e equilíbrio orçamental
“A Câmara Municipal da Trofa abriu concurso para contratar novos colaboradores; 1 assistente operacional, 4 assistentes técnicos e 20 técnicos superiores. Serão contratados no total 25 novos empregados para o município”.
A Câmara Municipal da Trofa abriu concurso para contratar novos colaboradores; 1 assistente operacional, 4 assistentes técnicos e 20 técnicos superiores. Serão contratados no total 25 novos empregados para o município.
À primeira vista parece exagerada a contratação de um tão grande número de novos funcionários, por isso, é necessário analisar a situação, e tentar perceber se há fatores que o justifiquem. Saber por exemplo, se o número de habitantes no concelho aumentou de tal modo que seja preciso mais gente para atender às necessidades dos munícipes. A resposta é Não! O número de habitantes no concelho de Trofa até diminuiu ligeiramente, de acordo com os últimos censos.
Há a questão da transferência de competências para os municípios, mas esta contratação não deve ter a ver com isso, já que as atividades a desempenhar não são nessas áreas. As contratações vão desde topógrafos a pessoal para a contabilidade, auditoria interna, departamento de pessoal, planeamento, consultores de comunicação, etc, etc.
Não parece haver nenhuma razão exterior à própria Câmara que fundamente esta contratação, pelo que a única justificação para a mesma seria a saída de funcionários, seja por opção, seja por atingiram a idade da reforma. Analisados os dados disponíveis, verificamos que também não terá sido esta a razão, já que o número de funcionários da Câmara, não era tão elevado, pelo menos desde 2014.
Sabemos que o novo edifício dos paços do concelho (bem bonito por sinal) é muito grande e precisa de muita gente para o ocupar, mas serão mesmo necessários, assim tantos?
Não quero com isto dizer, que não há razão para esta contratação (eu não consigo descortinar, mas pode haver). Quero, no entanto, chamar a atenção para o facto de, só com estas contratações estar o município a aumentar os seus custos fixos em mais de meio milhão de euros por ano. Todos os anos a Câmara terá de pagar mais de meio milhão de euros a mais, em salários! E sabemos bem a dificuldade que é mexer neste tipo de custos, se eventualmente for necessário.
Não há muito tempo, a Trofa passou por grandes dificuldades financeiras, e seria bom que os nossos autarcas tivessem isso em mente e fizessem tudo para manter uma situação orçamental equilibrada.
diamantino.costa@hotmail.com



