quant
Fique ligado

Espetáculos

Festival Vilar de Mouros’16 1ºDia Fotogaleria

Avatar

Publicado

em

Dois anos após a última edição, o mais antigo festival de música portuguesa para celebrar 5 décadas de existência. O Festival Vilar de Mouros, arrancou esta quinta-feira, 25 de agosto, com alguns nomes que se tornaram célebres nas décadas de 70 e 80.
Foi a atuação dos portugueses Manuel Fúria e Os Naufragos que abriu este primeiro dia e que trouxe até aos festivaleiros o single “20.000 Naves” do seu mais recente álbum gravado em 2015 mas ainda sem data de edição.
Seguiu-se o concerto de Peter Hook & The Light (ex-baixista das míticas banda Joy Division e New Order) que, sem esquecer o seu presente musical, com o seu estilo melódico e agudo, celebrou em Vilar de Mouros, a sua longa e rica carreira, relembrando composições musicais de Joy Division e dos New Order.
O alter ego de Paulo Furtado, The Legendary Tigerman, foi o terceiro a atuar. Acompanhado com uma guitarra e uma bateria criou um ambiente único, levando o público como que por momentos a navegar pelos mares dos blues.
A noite prosseguiu com Happy Mondays, projeto que surgiu em Manchester na década de 80, ainda com Shaun Ryder à cabeça e agora com Rowett também na voz e Dan Broad no teclado, com o seu som nascido da house, salpicado por funk e com um pitada de psicadelismo.
Esta primeira noite foi marcada pelo concerto de Perter Murphy. Há muito de Peter Murphy depois dos anos 80, mas quando se ouve o seu nome, recordamos sempre o mítico líder dos Bauhaus, banda post punk de enorme sucesso dessa década. Murphy conduziu os festivaleiros por uma viagem ao seu universo musical com muitas recordações dos Bauhaus e uma homenagem ao génio de David Bowie.
A noite prolongou-se ainda com o concerto de António Zambujo e a sua música rica e multifacetada, que fechou a primeira noite dos três dias de festival, com um reportório musical bem conhecido.
Depois da edição de 2014, muitas eram as expectativas quanto ao número de festivaleiros para este regresso do Festival de Vilar de Mouros. Foram cerca de 5000 mil os que passaram pelo recinto nesta primeira noite, um bom prenúncio para as que se seguem.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...