quant
Fique ligado

Edição 588

Festival apresentou tradições dos antepassados

Avatar

Publicado

em

Grupos e ranchos folclóricos do concelho apresentaram as tradições e os usos e costumes dos nossos antepassados, no festival de folclore.

Sentados no chão ou em cima de um monte de palha, as pessoas, à volta do milho amontoado, iniciavam a sua tarefa de desproteger a espiga do milho. Um trabalho que era passado pelos mais jovens a falar dos namoricos e pelos mais velhos sobre os desejos passados e não concretizados e das voltas e reviravoltas da vida. O momento em que a espiga vermelha era encontrada gerava grande alvoroço. O serão não podia terminar sem a merenda, constituída por pão, azeitonas, vinho e sardinhas, e de um pezinho de dança.
A desfolhada foi a representação trazida ao festival de folclore concelhio pelo Rancho das Lavradeiras da Trofa, na noite de sábado, 10 de setembro, na concha acústica do Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. O festival, que já vai na 18.ª edição, contou com a apresentação dos grupos e ranchos folclóricos do concelho, que, através de recriações, da música e do canto, representaram as tradições e os usos e costumes dos nossos antepassados.
Além das Lavradeiras da Trofa, pelo palco da concha acústica passaram o Rancho Folclórico da Trofa, o Rancho Folclórico de Alvarelhos, o Rancho Folclórico Divino Espírito Santo, o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, o Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado, a Escola Infantil do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta com a integração do Grupo de Tradições Infantis de Cidai e o Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado. Houve ainda uma feira rural, onde estiveram à venda produtos hortícolas e frutícolas, sementes, flores, doces, compotas, mel, ovos, licores, vinhos, enchidos e artesanato.
E tal como o NT tinha avançado anteriormente, a concha acústica não dispõe de tamanho suficiente para espetáculos culturais. Para que a atuação dos grupos e ranchos folclóricos fosse possível na concha acústica, foi necessário acrescentar um pequeno palco, que acomodou o coro e a tocata.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...