quant
Fique ligado

Edição 588

Misericórdia da Trofa “em pouco tempo fez muito trabalho” (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

É a mais jovem das Misericórdias, mas que “em pouco tempo fez tanto trabalho”. A Santa Casa da Misericórdia da Trofa comemorou o seu 17.º aniversário e homenageou alguns nomes importantes para a instituição.

Dezassete anos depois, Amadeu Castro Pinheiro, provedor da Misericórdia da Trofa, relembra: “Começamos do zero e, passo a passo, fomos andando e hoje já somos uma instituição que presta inúmeros serviços à comunidade”. A cerimónia de celebração do aniversário da fundação da instituição, que se realizou nas suas instalações a 8 de setembro, foi presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco, que foi condecorado como “irmão honorário da Misericórdia da Trofa”. D. António Francisco considerou a distinção “um gesto de generosidade”, mas também uma “manifestação do carinho que têm para com a Igreja”. E sendo o Ano Santo da Misericórdia, “este gesto da Santa Casa da Misericórdia da Trofa é mais um apelo para esta proximidade do Bispo com as Santas Casas da Misericórdia e para com um testemunho tão necessário no nosso mundo, que é a capacidade de praticarmos as obras de misericórdia para aqueles que precisam”, constatou D. António.
Além do Bispo, outros elementos foram agraciados. “Quisemos homenagear os nossos colaboradores com 15 anos de bom e efetivo serviço e os mesários que passaram por aqui, agradecemos aos beneméritos, instituímos um novo irmão benemérito e também atribuímos um colar de ouro a outro irmão que já era benemérito”, esclareceu o provedor.
O Bispo do Porto afirmou que dá “diariamente graças a Deus pela Santa Casa da Misericórdia da Trofa pelo bem que realiza, pelo trabalho que desenvolvem, pelos projetos que assumem e pela capacidade de comunhão e entre os irmãos, trabalhadores e utentes”. D. António considera “a Santa Casa da Misericórdia da Trofa um verdadeiro exemplo”, pois apesar de ser a mais jovem das Misericórdias, “tem já um trajeto feito, um trabalho desenvolvido e um testemunho dado”. “Um exemplo para todos nós, para as instituições e para as outras Santas Casas da Misericórdia”, acrescentou. Mas, para o Bispo do Porto, a instituição trofense também pode aprender com as Misericórdias mais experientes, por exemplo a do Porto, com 517 anos. “O exemplo destes séculos ajuda quem agora começa”, asseverou.
Falamos de 17 anos e de uma longa caminhada a percorrer e, afirmou Amadeu Castro Pinheiro, “a Misericórdia da Trofa não para, porque parar é morrer”. E, quanto ao futuro, “uma coisa é certa: vamos continuar a trabalhar”, concluiu o provedor.

Irmãos entronizados
António da Silva Carvalho
Blandina Moreira Torres
Carlos Alberto Campos Dias
João Luís Duarte Fernandes
José Maria Rodrigues Nogueira
Leopoldina Moreira Rocha
Luís Filipe Sá Pontes
Nuno Alexandre Ferreira Azevedo
Olga Maria de Sousa Ferreira
Rolinda da Silva Costa
Susana Andreia Silva Matos

Medalha de Reconhecimento
Grau Prata
Elsa Vieira
Amândia Costa
Júlio Maia
Jorge Curval

Grau Ouro
Modesto Silva
José Domingues dos Santos
António Serra Cruz
Helena Sá e Silva
Titulo Póstumo José Rafael

Proclamado Irmão Benemérito
Júlio Paiva
Distinguido com Colar de Ouro
Paulo Sousa

Entronização do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, como Irmão Honorário da Misericórdia da Trofa

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...