Centenas de alunos das escolas do concelho invadiram o Parque Nossa Senhora das Dores, para festejar a “Ecoparty”, onde separar e reciclar foram palavras de ordem.

“Trofa e Ambiente, União Inteligente” serviu de lema para a festa dos mais pequenos, que, na passada sexta-feira, invadiu o Parque Nossa Senhora das Dores, com cor, música e muita animação.

Para festejar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente de uma vez só, a autarquia da Trofa dedicou uma “Ecoparty” aos ambientalistas de palmo e meio, que se deliciaram entre os insufláveis, os jogos interactivos e as oficinas lúdico-pedagógicas, onde separar e reciclar foram palavras de ordem.

Enquanto Mariana Oliveira aprendeu “como se reciclava e onde se devem pôr as coisas nos sítios certos nos ecopontos”, já Bruno Ferreira diz ter-se dedicado às “actividades dos ecopontos” e à diversão nos insufláveis. Para a pequena Ana Pinto a Ecoparty também trouxe muitos momentos animados, onde teve ainda a oportunidade de aprender mais sobre o ambiente. “Foi divertido, aprendi melhor a separar o lixo, gostei muito”, contou.

Aliar a diversão à aprendizagem e “sensibilizar as crianças para algumas práticas ambientais correctas” foram apenas alguns dos objectivos da festa, como explicou ao NT/TrofaTv António Pontes, vereador do Ambiente e da Educação da autarquia.

“Ao mesmo tempo quisemos fazer disto uma festa e, portanto, a par da sensibilização eles poderem ter aqui um momento de descontracção e de diversão”, afirmou.

“O Parque Nossa Senhora das Dores tem belíssimas condições para acolher as crianças do nosso concelho, acho que foi em boa hora que decidimos juntar a evocação destes dois dias e avançar com esta iniciativa da Ecoparty”, considerou.

Na festa dedicada às crianças e ao ambiente foram ainda atribuídos prémios às escolas vencedoras dos concursos “Clubes da Protecção Civil” e “Eco-códigos”, bem como diplomas a todas as escolas participantes e vencedoras.

E para encerrar a Ecoparty nada melhor que dançar e cantar ao ritmo das melodias do espectáculo musical “Viva a Natureza”.

As comemorações do Dia Mundial da Criança e do Dia Mundial do Ambiente na Trofa inseriram-se no âmbito de uma candidatura do projecto “Plano de Sensibilização Ambiental”, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), Eixo III – Acções de Valorização e Qualificação Ambiental e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.