quant
Fique ligado

Ano 2007

Famalicão revive Feira Medieval

Avatar

Publicado

em

Cerca de 350 personagens da Idade Média, entre os quais 50 artesãos, 80 animadores de rua e mais de 200 figurantes dão vida à Feira Medieval de Vila Nova de Famalicão, que irá decorrer já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Maio, na Praça D. Maria II, desta cidade. Jogos medievais, artes circenses, dança do ventre, lutas de varapaus, autos de fé, demonstração de armas e esgrima, para além de ricos banquetes, acrobacias e cortejos, são algumas das actividades que irão reviver o ambiente típico das feiras medievais.

O evento que é organizado pela Escola Profissional Cior, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do curso de Animação Sócio-cultural, conta com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, e foi apresentado esta segunda-feira, em conferência de imprensa.

A Feira Medieval tem um orçamento total de 74 mil euros, contando com um apoio municipal de 27 mil euros.

Durante três dias, Vila Nova de Famalicão fará uma longínqua viagem no tempo, até à época em que as feiras eram a principal actividade comercial do concelho, um concelho que dava então os primeiros passos.

Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Leonel Rocha, a organização da Feira Medieval é um exemplo da colaboração que a autarquia mantém com as escolas do concelho. "As diferentes instituições de ensino são parceiros privilegiados deste executivo, na promoção dos mais diversos eventos", salientou o responsável.

Leonel Rocha enalteceu ainda "o rigor e o profissionalismo com que cada aluno encara este evento", contribuindo para o sucesso da Feira.

Por sua vez, o director do curso de Animação Sócio-cultural da Cior, Luís Bessa lembrou o trabalho efectuado pelos alunos, que "se ocupam deste projecto desde o início do ano, com muitas noitadas pelo meio".

Luís Bessa explicou ainda que o evento segue "um rigor histórico exemplar", sendo acompanhado de uma panóplia diversificada de actividades de animação e lazer.

Este ano para além dos alunos da Escola Profissional Cior, a Feira Medieval conta ainda com a participação dos alunos das Escolas Secundárias D. Sancho I e Benjamim Salgado.

A Feira abre no dia 4 de Maio, pelas 09h30, com o primeiro dia a ser dedicado às escolas do concelho. A abertura oficial irá acontecer pelas 21h30. Nos restantes dias, a feira inicia pelas 10h00, com a abertura do mercado e respectivo cortejo medieval, encerrando já depois da meia-noite.

Publicidade

No final da apresentação do evento, o vereador da Cultura lançou um desafio a todos os famalicenses e visitantes da feira para que "façam parte desta iniciativa, encarnando uma personagem da Idade Média, divertindo-se e valorizando a feira".

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...