quant
Fique ligado

Ano 2007

Viagem à revolução em Famalicão

Publicado

em

Recordar as greves dos trabalhadores na Mabor e na Têxtil Manuel Gonçalves, o conturbado processo de mudança no poder autárquico e todo um conjunto de acontecimentos decorrentes da revolução de 25 de Abril de 1974, designadamente as primeiras eleições livres para a Assembleia da República, é o propósito da exposição "Somos Filhos da Madrugada", baseada em mais de uma centena de documentos, que está patente nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, até 31 de Maio.

 Dez painéis compostos por diversos documentos, fotografias e recortes de imprensa que retratam os principais momentos vividos antes, durante e depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, no concelho de Vila Nova de Famalicão, estão expostos, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, numa organização do pelouro da Cultura da Câmara Municipal, que reuniu toda a documentação. A mostra pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 09h00 às 18h00 e à sexta-feira entre as 9h00 e as 12h00.

"Com a exposição documental "Somos Filhos da Madrugada" pretendemos preservar e evocar a memória do "25 de Abril" e do período agitado do PREC [Processo Revoluconário Em Curso] no concelho de Vila Nova de Famalicão. Trata-se, por isso, de uma exposição com um grande sentido cívico e pedagógico", explica o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa.

Comunicados ao povo, listas de candidatos às primeiras eleições livres, dezenas de fotografias e inúmeros recortes de jornais da época como "Estrela da Manhã", "Notícias de Famalicão", "Jornal de Famalicão", entre muitos outros, são apenas alguns dos documentos patentes na exposição, que constitui uma autência viagem à grande revolução política dos anos setenta, que mudou a face do país e, por consequência, do concelho de Vila Nova de Famalicão.

FICHA TÉCNICA

Exposição Documental

"SOMOS FILHOS DA MADRUGADA"

Publicidade

Local: Átrio dos Paços do Concelho

Data: Patente até 31 de Maio

Horário: De segunda a quinta-feira das 09h00 às 18h00 e à sexta-feira, das 9h00 às 12h00

Entrada Livre

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2007

Feliz 2008

Publicado

em

Por

A equipa d' O Noticias da Trofa deseja a todos um ano 2008 muito póspero e recheado de sucesso

 

Continuar a ler...

Ano 2007

Passagem D’Ano em Santo Tirso

Publicado

em

Por

Tal como em anos anteriores a Câmara Municipal de Santo Tirso promove na Praça 25 de Abril a partir das 22 horas do dia 31 de Dezembro e prolongando-se pela madrugada do primeiro dia de 2008, a Festa de Passagem d´Ano.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);