quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Escrita com Norte: Augusto, o “Rebola a bunda”

Avatar

Publicado

em

Reformado, 74 anos, bem casado, dois filhos criados e um neto, gasta parte do seu tempo livre a brilhar pelos clubes dançantes onde angariou a alcunha de, “Rebola a bunda”. O que distingue Augusto dos outros “jovens” da sua idade é a sua moral, que o leva a pensar que é um destruidor de corações.

Nessa noite, Augusto dirige-se para a dancetaria “Arrasta o pé” e pelo caminho avisa o INEM do seu programa. Por precaução é enviada uma ambulância com todos os meios técnicos de suporte de vida, que pelo caminho apanham Augusto e dão-lhe boleia até ao estabelecimento de diversão nocturna, cuja entrada é sujeita a rigorosos critérios de selecção. A fama e o charme nestes locais são tais, que Augusto entrou de lado e ao pé coxinho…a casa está cheia e o ambiente ao rubro, muitas mulheres com mais de sessenta anos, de cabelos dourados, postura formosa e pinturas carregadas, com um pormenor que Augusto apreciava…desesperadas, na pista ouve-se Giani Morandi!
Desce os dois degraus que dão acesso à pista. Por todas as mulheres que passa faz uma vénia e faz um esforço para não se assustar com as feições de algumas. Estrategicamente coloca-se num sítio qualquer da pista e baloiça o corpo com um swing próprio de quem não faz ginástica á imenso tempo. Duas semanas antes recusou o convite de uma velha loira, num outro local, para dançarem agarradinhos uma música da Mafalda Veiga, dizendo – Agradeço o convite, mas não gosto destes rocks puxadinhos!”.
No final da música de Giani Morandi, o DJ Costa Curta, faz uma passagem que faz dele um dos melhores na arte de passar música nas dancetarias do Grande Porto…começa a tocar Vítor Espadinha, o mulherio, quase todas avós, em total devaneio levantam os braços no ar em devoção ao DJ, que nesta noite faz 73 anos. Augusto arrisca e mexe-se um pouco mais, fazendo por vezes um movimento sensual com a anca e passando a mão nos cabelos grisalhos, enquanto faz beicinho. Uma mosca passa próximo de Augusto, que com um movimento de cabeça, afasta-a. Mila, uma senhora que estava ao fundo da disco e totalmente desconhecida, encara como um sinal. Levanta-se e avança na pista, cheia e claustrofóbica, em direcção a Augusto.Olá! – diz Mila.
Augusto, que para se concentrar na sequência anca, mão no cabelo e beicinho, cerra os olhos, abre-os.

– Olá, como está minha senhora? – Cumprimenta, educadamente.

– Bem! Aliás, muito bem, com o seu chamamento!

– Chamamento?! Desculpe, mas que chamamento? – Pergunta Augusto.

– Então, o sinal que me fez com a cabeça para vir ter consigo.

Entretanto o DJ Costa Curta faz a passagem para o Quarteto 1111 e ouve-se a canção “El rey Dom Sebastião”.

– Estranho, porque eu não estava a vê-la!

– Então o Sr não fez assim com a cabeça? – e Mila repete o movimento.

– Há, esse movimento! Desculpe, esse movimento não era para si, era para uma mosca!
Após este esclarecimento de Augusto, Mila, já com alguma idade, estatela-se no chão, fruto de uma quebra de tensão, mais uma, que lhe provoca desmaios regulares, devido à sua fraca alimentação…quer perder peso depressa e sem recorrer ao concurso “Peso Pesado”.
– Poça, mais uma! Elas tombam como tordos, depois não querem que eu seja convencido! – Diz Augusto, baixinho, para si mesmo.
Augusto olha para fora da pista e seus olhos buscam Xico Morres, segurança do espaço. Quando o avista faz-lhe um sinal com o polegar esticado e virado para baixo. Este sinal, combinado entre Augusto e os seguranças das casas que frequenta, significa “Mais uma a quem deu uma fraqueza no coração e tombou aos meus pés, por me desejar mais que tudo e capaz de abandonar a casa de campo e as jóias e extremamente necessitada de auxílio técnico apropriado…chamem a ambulância!”
Xico Morres já está habituado ao sinal desde que Augusto começou a frequentar o “Arrasta o Pé”! Segurança com 72 anos, desloca-se o mais depressa possível até ao exterior da casa de diversão nocturna, lento, devido a uma zaragata que ocorreu três meses antes entre o Sr Tavares, que sem querer calcou com a sua bengala o Sr Arménio, cuja reacção foi baixar-se de dores e sem intenção deu uma cabeçada no peito do Sr Tavares, que por sua vez, sem querer, projecta um pivô, que cai em cima do pescoço do Sr Arménio, que ao sentir algo no cachaço ergue-se e, mesmo sem querer, dá uma cabeçada nos queixos do Sr Tavares…Xico Morres ao desapartar a zaragata, dá um jeito na coluna e ganha uma hérnia discal. Ainda hoje mexe-se vergado e devagar e relembra – Pareciam dois galos pegados…completamente loucos!
Chegado ao exterior, Tito Morres faz sinal com o polegar esticado e virado para baixo, aos paramédicos da ambulância do INEM. Estes imediatamente percebem a mensagem e vão em auxílio da nova presa de Augusto, que é transportada para o hospital…

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...