quant
Fique ligado

Edição 754

Escolas de Alvarelhos e S. Romão com selo “eco”

Avatar

Publicado

em

Duas escolas do Agrupamento do Coronado e Castro foram galardoadas pelas atividades realizadas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

A Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro, outrora designada EB 2/3 de S. Romão do Coronado, recebeu, pelo 15.º ano letivo consecutivo, o certificado de “eco-escola”. Este programa internacional da Fundação para a Educação Ambiental, desenvolvido desde 1996 em Portugal, tem como objetivo “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.
O primeiro certificado eco-escola chegou a S. Romão do Coronado no ano letivo 2006/2007 e desde aí que o estabelecimento vê reconhecidas as ações desenvolvidas, envolvendo os alunos na tomada de decisões para a construção de uma escola e comunidade mais sustentáveis.
No concelho da Trofa há outra eco-escola. A Escola Básica 2/3 do Castro, em Alvarelhos, é galardoada desde o ano letivo 2014/2015.
Em declarações ao NT, Renato Carneiro, diretor do Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro, relevou o “muito entusiasmo” com os alunos encaram a participar nas diversas atividades.
“O grupo de professores e as disciplinas envolvidas neste programa têm vindo a dinamizar um conjunto de atividades relacionadas com os temas base (água, resíduos, energia) e ações relativas a um dos temas do ano que são escolhidos pela ABAE (Associação Bandeira Azul Da Europa). São ainda dinamizadas outras atividades relacionadas com outros temas. Todas estas atividades constituem o plano de ação que é delineado em conjunto com os alunos representantes de cada uma das turmas e outros elementos do Conselho Eco-Escolas”, explicou o responsável, que associa os galardões recebidos com a valia do “trabalho desenvolvido para se atingir os objetivos delineados no projeto educativo” das escolas, “nomeadamente o de fomentar uma educação de qualidade, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável; promover estilos de vida sustentáveis e educar para a cidadania, estimulando a participação dos alunos em projetos que promovam uma escola e uma comunidade mais sustentáveis”.
Dinamizado pela ABAE, o programa Eco-escolas é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Depois de inscritas, as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações para a organização de atividades.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...