quant
Fique ligado

Edição 585

“É através de festas desta grandeza que a comunidade preserva a sua identidade cultural”

Avatar

Publicado

em

Foi eleito o primeiro presidente da União de Freguesias de Bougado, após a reforma administrativa que ditou a fusão de S. Martinho e Santiago. Luís Paulo assumiu o compromisso de exercer funções com rigor financeiro e essa tem sido a bandeira ao longo do mandato. Sendo a freguesia palco da maior romaria do concelho, o NT entrevistou o autarca para perceber em que medida a Festa de Nossa Senhora das Dores enriquece Bougado. E aproveitou para fazer o balanço de quase três anos de mandato.

O Notícias da Trofa (NT): A freguesia de Bougado é palco da maior romaria do concelho da Trofa. Em que medida é que a Festa de Nossa Senhora das Dores promove o nome da freguesia além-fronteiras?
Luís Paulo (LP): De facto, as grandiosas Festas em honra de Nossa Senhora das Dores são a maior romaria do concelho da Trofa e estamos certos que, em 2016, as festas dignificarão o nome de uma das maiores romarias de todo o País. São milhares os que nos visitam pelos nossos andores, pela procissão, pela nossa Capela e pelas nossas gentes, demonstrando assim a enorme importância desta romaria para o nobre engrandecimento do nome da nossa terra.

Publicidade

NT: Que impacto a nível turístico tem a festa para Bougado?
LP: Na sociedade atual, o turismo de eventos destaca-se, cada vez mais, como uma tendência promissora que gera movimento económico e social para o lugar onde se insere. Os eventos, e em especial a Festa de Nossa Senhora das Dores, funciona, por um lado, como instrumento de promoção para a imagem de uma região como destino turístico a ser consumido e que ajuda a promover as suas belezas naturais, a sua gastronomia e o nome da cidade e concelho da Trofa. Por outro lado, é através de festas desta grandeza que a comunidade trofense preserva a sua identidade cultural frente ao processo da globalização.

NT: Como é que a Junta de Freguesia se associa a estas festas, que este ano assinalam também os 250 da construção da Capela Nossa Senhora das Dores?
LP: A Junta de Freguesia de Bougado (S. Martinho e Santiago) associa-se de forma indelével às comemorações dos 250 anos da Capela de Nossa Senhora das Dores com um apoio financeiro de relevo à Comissão de Festas. Aproveitamos este momento para honrar e parabenizar todas e todos os que, ao longo deste quarto de milénio, deram o seu contributo, essencial ao contínuo engrandecimento da sua história.
NT: Estão quase cumpridos três anos de mandato. Qual o balanço que faz do exercício de funções como primeiro presidente da União de Freguesias de Bougado?
LP: O nosso papel como executivo é impulsar e melhorar a nossa Freguesia e a cidade da Trofa, através da manutenção e reparação das ruas e jardins, dar atenção às pessoas e impulsionar o bem-estar da nossa população.
O nosso compromisso foi e é, acima de tudo, o de credibilizar a instituição, trabalho, muito trabalho e o de ter uma atuação que se paute pelo realismo, pela transparência, pelo rigor e escrutinadas por todos e em qualquer momento.
É na base dos princípios que atrás enunciei que sinto um grande orgulho e também uma enorme responsabilidade em ser o primeiro presidente da União de Freguesias de Bougado e, naturalmente, o balanço que faço é extremamente positivo.

NT: Quais as principais obras que destaca deste mandato?
LP: Todas as obras são importantes sejam elas pequenas ou grandes.
Temos, no seguimento daquilo que tem sido a nossa prática diária, desde o dia da nossa tomada de posse, várias obras que se iniciaram e concluíram em 2014, em 2015, em 2016. A título de exemplo recordo que, em 2015, reabilitamos a zona envolvente à sede de Junta de Freguesia e o edifício da Junta em S. Martinho, requalificamos a Casa Mortuária, num projeto de cerca de 150 mil euros, eletrificamos o Cemitério de S. Martinho.
Continuamos, neste ano de 2016 e por toda a freguesia de Bougado, quer em S. Martinho quer em Santiago, com pavimentações, repavimentações, drenagens de águas pluviais e colocação de passeios, como são exemplos a drenagem de águas pluviais e recolocação de passeios na Rua 16 de Maio, em Santiago, bem como a pavimentação na Rua do Passadouro ou a drenagem de águas pluviais e colocação de passeios na Rua das Indústrias, em Lantemil, na zona envolvente à Capela da Nossa Senhora da Livração, ou a efetuada na Rua da Ribeira, entre outras.
Como dizia, temos ambição e vontade de fazer sempre mais e melhor e, por isso, melhoramos as condições do espaço do Moinho da Abelheira, nomeadamente com a eletrificação, colocação de sistema de rega para o melhoramento do jardim e do espaço envolvente.
Em maio deste ano, demos início à requalificação do espaço envolvente do Largo António Barreto e que já concluímos. Iniciamos, e terminamos, o arranjo urbanístico do Souto da Lagoa, em Santiago de Bougado, com intervenções nas zonas ajardinadas, retificação dos passeios e colocação de sistema de rega automatizado em todos os canteiros. Acabamos de concluir a construção de ossários no Cemitério em S. Martinho de Bougado.
Para além da obra física, demos especial atenção ao todo que é o movimento associativo, nas suas diferentes formas e expressões, social, desportiva, cultural, económica ou lazer, pois temos consciência e sabemos que potenciando a sua cultura participativa se garantem os direitos de cidadania e se reforça a componente democrática da sociedade.

NT: Quais os desafios que pretende abraçar até ao fim do mandato?
LP: Como já afirmei em diversas outras ocasiões, o futuro é no que este executivo da Junta de Freguesia está centrado. Por isso, e no seguimento dos inúmeros passos e negociações, podemos anunciar que vamos dar início, já em setembro, à ampliação do Cemitério, construção de ossários, vedação e criação de infraestruturas para a futura Casa Mortuária em Santiago.
Neste complexo processo negocial e que se arrastava há cerca de 20 anos quero, em primeiro lugar, expressar uma vez mais e em nome de todos os bougadenses, o nosso profundo agradecimento à família Cruz que, com a cedência gratuita de uma grande parcela de terreno de sua propriedade, nos possibilitou permutar com a Fábrica da Igreja o espaço necessário para esta grandiosa obra.
Aqui chegados, é justo também destacar e agradecer à Comissão Fabriqueira, em especial ao Sr. Padre Bruno Ferreira, a dedicação, o empenho e a enorme disponibilidade para que toda a burocracia inerente à complexidade do assunto fosse ultrapassada com brevidade e a contendo de todos para que, no fundo, todos os bougadenses saíssem a ganhar.
Como dizia, a obra de ampliação do Cemitério, construção de ossários, construção de furo artesiano, vedação e criação de infraestruturas para a futura Casa Mortuária em Santiago, já entregue e que vai iniciar-se já em setembro, atinge, nesta primeira fase, um investimento global de cerca de 200 mil euros, que conta com o apoio da Câmara Municipal.
Esta obra contemplará a construção de uma nova secção no cemitério com cerca de cem novas sepulturas, a construção de ossários idênticos aos que estão já construídos no Cemitério de S. Martinho, a vedação/delimitação de terrenos e a colocação de todas as infraestruturas necessárias tendo em vista a futura construção da nova Casa Mortuária.

NT: Quando é que os bougadenses de Santiago poderão ver a obra da nova Casa Mortuária concluída?
LP: O projeto, no seu todo, tem um custo total estimado de cerca de meio milhão de euros e nesta fase a Junta vai gastar, como disse, cerca de 200 mil euros. São muitas as nossas ambições e vontade de fazer sempre mais e melhor.
Todavia e como sabem, a nossa gestão tem sido extremamente rigorosa e assumimos publicamente o compromisso de pagar aos fornecedores no prazo de cinco dias úteis.
É pois com realismo e em consciência que não temos condições de assumir datas sem antes termos a certeza que temos dinheiro para pagar. Contudo, tenho a convicção de que com o nosso trabalho e o nosso esforço, vamos contornar as dificuldades do presente e legar às gerações futuras uma cidade mais moderna, mais coesa e sustentável, com projeção e reconhecimento a nível nacional.

NT: Tenciona recandidatar-se à Junta de Freguesia nas próximas eleições?
LP: Posso ser candidato ou… inclusive não ser…

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...