quant
Fique ligado

Edição 465

Dia Mundial da Água

Avatar

Publicado

em

O Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de março. A água é um dos bens essenciais para o nosso planeta, porque sem ela não haveria Vida.

 O nosso planeta até pode ter uma quantidade abundante de água, mas só quatro por cento é própria para consumo. Levando em conta que o crescimento da população mundial está numa curva crescente, segundo o site Suapesquisa.com, é fundamental que utilizemos a água de forma racional e inteligente. Aqui ficam algumas curiosidades sobre a água e algumas dicas de como a poupar no dia a dia.

A água cobre cerca de 70 por cento da superfície da Terra e, desses, 70 por cento da água é salgada. Setenta e cinco por cento do corpo humano são compostos por água e 70 por cento da água doce do nosso planeta é usado nas atividades da agricultura.
A água é o composto químico presente em maior quantidade no nosso planeta e é o solvente mais utilizado no mundo, estando presente em diversas atividades industriais, domésticas e científicas.

Sendo um bem finito, no futuro poderemos enfrentar sérios problemas. Economizar através de consumo consciente pode ajudar a poupar na conta de água no final do mês. Ao escovar os dentes e ao barbear, mantenha a torneira fechada, assim como quando se ensaboa durante o banho. Use o autoclismo na medida necessária, mantendo a válvula sempre regulada.

Mantenha igualmente a torneira fechada enquanto lava a louça e não despeje óleo pelo ralo da banca, pois além de correr o risco de entupir os canos, esta prática polui rios e dificulta o tratamento da água. Use a máquina de lavar roupa na capacidade máxima. Opte pela colocação de sistemas de controlo de fluxo de água (geradores) no bico das torneiras. São equipamentos baratos que permitem uma poupança considerável.

Reutilize água sempre que possível, aproveite a chuva para encher baldes e utilize, por exemplo, para regar plantas. Nesta área, prefira o regador em vez da mangueira e na lavagem do carro use baldes.

Trate a água das piscinas para não ser necessário trocar com frequência ou cubra-a com uma lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...