quant
Fique ligado

Ano 2011

Dia da Criança comemorado no Parque (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Crianças das escolas trofenses passaram um dia diferente no Parque Nossa Senhora das Dores. O Dia Mundial da Criança foi assinalado com insufláveis, jogos, brincadeiras e pinturas faciais.

Espalhadas entre as várias atividades disponíveis no Parque Nossa Senhora das Dores, mais de duas mil crianças comemoraram o seu dia de forma diferente e animada. Com tantos meninos e meninas juntos, esta foi a altura ideal para descobrir o que é ser criança. O NT foi à procura de respostas e as opiniões são unanimes: “Ser criança é brincar”. E para muitos é mesmo “só brincar”, como defende a Beatriz, que aproveitou as sombras das árvores para descansar com os colegas. Já outros acreditam que ser criança é “brincar e trabalhar”. Mas que trabalho? “Pintar”, que “não é fácil nem difícil”. A Inês, da EB1 da Portela, recordou que “quando se é criança também se aprende”. Quando se fala do dia passado no Parque Nossa Senhora Senhora das Dores, “divertido” era o adjetivo mais ouvido.

Nesta quarta-feira, estes e muitos outros alunos das Escolas Básicas do concelho dividiram as suas atenções entre os insufláveis coloridos, os jogos em equipa e as atividades desportivas e ainda encontraram tempo para pintar adoráveis corações cor de rosa ou assustadoras aranhas negras nas carinhas sorridentes. Jogos pedagógicos sobre a temática da Proteção Civil e sobre a Sustentabilidade Ambiental foram outras das atividades que os mais novos puderam experimentar.

Ao longo de todo o dia, houve ainda lugar para oficinas sobre sismos, segurança rodoviária e a casa do futuro. Os jogos lúdico desportivos não foram esquecidos e as gargalhadas foram mais que muitas com brincadeiras como o “O Rei manda”, “Sustentação de objetos”, “Dez passes” ou “Bola ao capitão”. A animação ficou completa com percursos pedestres, jogos de expressão, espaços de pintura, um palhaço modelador de balões e muita dança.

“Este é um dia que assinala a brincadeira, a boa disposição, a alegria e a felicidade destas crianças”, resumiu Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa. A edil deixou uma mensagem muito especial para todas as crianças do concelho: “As nossas crianças são a geração de amanhã, que vão fazer do nosso concelho, uma terra próspera”.

O ambiente e a ecologia foram os temas do dia, que foi também a data escolhida para a entrega dos prémios do Concurso Reciclar é Ganhar, que decorreu nas escolas do concelho, de janeiro a maio de 2011, envolvendo 14 escolas participantes, com o objetivo de incentivar a separação correta de resíduos. O vencedor deste concurso foi o Jardim de Infância de Feira Nova, que reciclou mais de 5853,5 quilos de papel e cartão. A cscola vencedora recebeu como prémio uma visita de estudo ao Museu da Água e todos os participantes neste projeto levaram para casa como prémio de participação o Jogo “Dominó do Lixo”.

Na manhã de quarta-feira, decorreu ainda a entrega de prémios do Concurso de Criação das Mascotes para os Clubes da Proteção Civil. Este concurso teve lugar de março a maio de 2011, e envolveu nove estabelecimentos de ensino que criaram 12 trabalhos. O Jardim de Infância de Giesta foi o grande vencedor, premiado com uma máquina fotográfica digital. Todos os participantes neste concurso receberam também uma enciclopédia digital sobre a temática Natureza e um diploma de participação.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...