quant
Fique ligado

Edição 534

Crónica: Personalidade Trofense…

Avatar

Publicado

em

Hoje deixo as notas políticas de lado para escrever sobre dois aspetos da “personalidade trofense” que tornam alguns (muitos) trofenses especiais.

Sendo um Jovem comparado com muitos dos leitores deste Jornal, não me passa despercebido aquilo que mais aprecio num trofense. A capacidade de fazer as coisas mudar, lutar pelo que acreditam, não baixando os braços perante as dificuldades ou as afirmações: “não vale a pena”, “não vais mudar nada”.

Nesta Terra, somos um povo acolhedor e empreendedor, sendo bem patente a força com que nos unimos quando as motivações o exigem. É sobre este tema que hoje me debruço.
Souberam no passado “lutar” com pedras da calçada e pedaços do caminho-de-ferro para que fosse feita justiça ao clube da terra. Foram a Lisboa, contra tudo e contra todos, para trazer a autonomia administrativa do território. Na história mais recente alguns (muitos) ilustres trofenses são reconhecidos pelo empreendedorismo e a experiência profissional.
É a este povo, generoso, solidário, que peço que se una hoje para apoiar financeiramente uma Associação que passa por momentos difíceis. Não me foi encomendado este apelo, nem defendo a caridade como forma de subsistência, mas defendo o reconhecimento do trabalho realizado e o direito de cada trofense poder realizar a sua inserção profissional, quer seja pessoa portadora de deficiência ou não.

Obviamente, falo em apoiar a APPACDM da Trofa, porque apesar das diversas iniciativas já realizadas, sei que continuam com muitas dificuldades para prosseguir condignamente a sua missão, ou melhor, a NOSSA MISSÃO, de colaborar na criação de uma oportunidade para viver e trabalhar como cidadão, seja essa pessoa “normal” ou “especial”.

Esta Associação para além de um papel insubstituível no associativismo trofense, mantêm ainda na sua génese empreendedora, a preocupação ambiental, pelo que deixo aqui os seus contactos para que colaborem… com donativos financeiros que permitam manter o quadro de técnicos que dão corpo a esta Associação; …ou com os vossos resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro, esferovite, pilhas e óleos domésticos) para que sejam tratados na sua empresa de inserção, onde muitos jovens, seus utentes, estão a trabalhar.

APPACDM Trofa Telf:252409060/252414066;Email:appacdmdatrofa@mail.telepac.pt

O pouco que cada um de nós possa contribuir, será o muito que permitirá manter esta Associação na missão que tem desempenhado.

Mas quando iniciei esta crónica, mencionei dois aspetos da “personalidade trofense”, e se um é motivo de orgulho, aquele que agora vos trago, torna-nos reféns de uma “aldeia com muitas casas”.

Quando algum evento, que fuja do tradicional, acontece na Trofa, a primeira reação é de distanciamento. Refiro-me aos eventos solidários, cívicos ou culturais, que continuam a não fazer levantar do sofá a maioria dos trofenses.

Na Trofa não existe nada, ouvimos nós muitas vezes.

Publicidade

Perdoem-me a forma fria como o digo, mas por vezes também somos pobres de espírito. Quantos participaram nas caminhadas solidárias, nos eventos do Bikeforlife, nos concertos de sábado à noite na sede da “Nossa casa da Juventude”, nas Sextas com Vida ou nos Encontros Lusófonos? E muitos outros eventos realizados no Concelho da Trofa que ficam injustamente por mencionar.

Para que esta “insatisfação” acabe de uma vez, apelo à participação ativa no que queremos que a Nossa Trofa nos ofereça, permitindo que novas iniciativas possam vingar e não tenhamos que nos deslocar para cidades vizinhas, para termos eventos de qualidade.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...