quant
Fique ligado

Edição 579

Coronado prepara mais dezanove cortejos

Avatar

Publicado

em

Por estes dias, os Cortejos andaram na baila. Recriaram-se tradições, usos e costumes. No Coronado, do lado de  São Mamede, foram nada mais nada menos do que três (12, 19 e 26 de Junho, respectivamente, Aldeias do Centro, Norte e Sul). Aqui, pertinho, cortejos da Aldeia da Abelheira (19 de Junho) e de Folgosa da Maia (26 de Junho).

Na última crónica, destacamos o primeiro cortejo, das Aldeias do Centro. Ora, a Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC) tem sede em Mendões e foi desafiada pelas Aldeias do Norte. Assim, no passado dia 19, participamos no segundo cortejo de São Mamede. Homenageamos o último grande burriqueiro do Coronado: o Ti’ Joaquim Africano (Mendões, 1907-1983). Figura marcante da história da nossa terra. No carro APVC, também homenageamos a tradição dos cortejos de outrora, ressalvando a Ti’ Matilde Rola, a Ti’ Maria Maçães e Sr. Adriano Serrado. Gente boa!
E também foi bom de ver a Moagem e Serração do Pereiró, o Tanque de Mendões, a Escola de Casal, as Antigas Tascas e Mercearias, o São Martinho da Biqueira, as Leiteiras e as Lavadeiras, o inigualável Manel da Rola e uma animada Marcha – da letra (autoria de Ana Rosa Araújo e Guilherme Ramos ), aqui vai um excerto bem embalado:
«Somos o povo do Norte,
Gente de bom coração;
Trazemos nossas ofertas
Para as obras do Salão.
Somos de Mendões,/Loured´ e Casal,
Soeiro e Paiço,/gente sem igual.
Povo de Mendões/dançando com brio
E o de Soeiro/ cantand´ao d´safio.
(…)
Animal famoso/ do Quim Africano,
Um cavalicoque/  raça zamorano,
Bebia nos rios/ de Mendões, Casal
E no Pereiró/ despia seu mal.»

Memórias registadas (e celebradas). Futuro garantido! Resiliência, dedicação e grande camaradagem, eis o que se (e)leva dos três cortejos. E também se angariaram muitos euros – mais de 60 mil –, uma boa ajuda para as obras de restauro do salão e da casa paroquial. Parabéns a todos os voluntários e participantes!

No Coronado, com tantas carências em equipamentos e acessibilidades, os cortejos poderão ser uma sustentável e imediata solução de financiamento. Vai daí, já se fala na realização de novos cortejos. Por exemplo, resposta à necessidade urgente de pavimentação da Rua de Soeiro e da Rua do Rego da Telha, as tais ruas que olham para os buracos da N318 e, sem comiseração possível, dizem-lhes: «ao pé dos nossos (com mais de 30 anos), vós sois uns meninos»!
Acrescente-se o adiado Museu de Arte Sacra. E, numa vertente mais ecológica, o Ecocentro do Coronado – para desanuviar as muitas lixeiras do concelho e, em especial, acabar com o descarado “Aterro Sanitário” situado nas entranhas mais altas dos Quatro Caminhos. Juntando a ecologia à arte, muitos hectolitros de tinta serão necessários para mudar a cara do Muro de Berlim, aliás, o pesado muro da A3, do Coronado a Covelas, naquela que poderia ser uma intervenção badalada por esse Mundo fora, combinando “arte urbana” e “land art”. Com isto, já vamos em dezanove cortejos, não?!
Quem quer, faz e não fica no sofá a desculpar-se com a inércia dos outros ou a queda do índice PSI-20.

Entretanto, o Cidade Mais 2016 já está aí à porta. E pelo terceiro ano consecutivo, a associação ambientalista APVC vai participar neste evento urbano de sustentabilidade e ambiente. Vamos fazer promoção e sensibilização ambiental, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto – e, claro está, também promoveremos a Trofa e, em particular, o Coronado, na Invicta! O CidadeMais pretende divulgar e promover a adopção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis através da facilitação do encontro entre projectos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos. Conferências, oficinas, MercadECo (o nosso poiso!), artes e espectáculos, praça empresarial, o RedeMais, aulas abertas e visitas guiadas. De 7 (quinta-feira) a 10 de Julho (domingo), visite-nos, no Porto, também!

vítor assunção e sá | APVC
+ facebook.com/valedocoronado
+ valedocoronado.blogspot.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...