quant
Fique ligado

Edição 586

Coronado ConVida “vai ser melhor do que nos anos anteriores”

Avatar

Publicado

em

Este ano vai ser melhor do que as edições anteriores, sem dúvida”. É com determinação que o presidente da Junta de Freguesia do Coronado, José Ferreira, anuncia mais uma edição do Coronado ConVida, uma mostra associativa e cultural que regressa em 2016 com muitas novidades. A primeira e mais importante é a “vertente social que foi implementada nesta edição, com a presença dos Bombeiros Voluntários da Trofa”, que vão marcar presença do primeiro ao último dia com o intuito de sensibilizar a população para a “angariação de bombeiros voluntários e de associados”, mas também numa tentativa de “proximidade que é tão importante numa instituição como são os Bombeiros Voluntários a toda a comunidade trofense”, esclareceu José Ferreira. “Um dos pontos altos será o juramento de bandeira dos novos elementos que vão incorporar os bombeiros. Irá acontecer aqui, o que para nós é também um motivo de grande satisfação. É uma cerimónia simples, mas cheia de significado”, acrescentou o autarca. Outra novidade na edição 2016 do Coronado ConVida é o número de stands. “Teremos mais stands com a rentabilização do espaço e com um ordenamento diferente, o que irá dar oportunidade também de termos mais artesãos e associações a participar”, assegurou o presidente da Junta.

Animação com prata da casa e festa da Rádio Voz de Matosinhos
Quanto à animação, que “está assegurada maioritariamente por artistas da freguesia”, também há novidades. Este ano, a Rádio Voz de Matosinhos faz a sua festa no Coronado e traz “artistas do panorama nacional, que irão abrilhantar a tarde de domingo”. Mas há mais. O certame inaugura a 29 de agosto com o Grupo Musical Juventude em Força, segue na terça-feira com a atuação de ranchos folclóricos e, na quarta, com a escola de Ballet da ASCOR e atuação de Pedro Carvalho. O primeiro dia de setembro é dedicado à moda.
De segunda a quinta, o Coronado ConVida inicia às 19 horas e encerra às 23. A 2 de setembro, o certame recebe a festa da Rádio Amigos Unidos e encerra uma hora mais tarde. No sábado, a festa começa às 14 horas e, meia hora depois, está prevista uma concentração de motas e carros antigos. Pelas 21 horas, decorre um dos pontos altos da edição 2016 do certame, o juramento de bandeira dos Bombeiros Voluntários da Trofa, no Largo de Feira Nova, seguido da continuação da festa da Rádio Amigos Unidos. No domingo, além da festa da Rádio Voz de Matosinhos agendada para as 14 horas, com destaque para a atuação de Augusto Canário às 14.30 horas, o Coronado ConVida começa pelas 10 horas com aulas de fitness e, à noite, atua a banda Chão.

Guarda-chuvas coloridos anunciam Coronado ConVida
A festa este ano começa à segunda-feira (29 de agosto) para que duas iniciativas não coincidam na mesma data e na mesma freguesia, uma vez que “a festa de S. Bartolomeu, na freguesia de S. Romão, se realiza de 24 a 28 de agosto”. Mas as ruas já se ‘vestiram’ a rigor para a iniciativa. Embora o conceito do ‘umbrella sky’ “não seja inédito nem original”, o Coronado adotou-o e “adaptou-o à sua realidade”. Um pouco por toda a Vila há guarda-chuvas de todas as cores suspensos ou a enfeitar edifícios, com o objetivo de promover o evento. “Temos ruas que se adaptam e estão perfeitamente enquadradas com este tipo de ornamentação. E o guarda-chuva já começa a ser um hábito, foi uma situação que despertou muita curiosidade, mas hoje, e sobretudo quem vem de fora, ainda admira muito”, afirmou José Ferreira, enaltecendo o trabalho dos funcionários da Junta que são “excecionais e incansáveis”. “Cada ano que passa, nós elevamos a fasquia um bocadinho mais”, adiantou o autarca que, apesar de estarem “reféns do tempo”, está “convencido que vão ter sorte nesse aspeto” e, portanto, estarão reunidas “todas as condições para que a edição 2016 do Coronado ConVida seja um sucesso”.
Assim, José Ferreira deixa o convite a todos os trofenses: “Penso que isto já é um conceito enraizado e começa a ser uma tradição. Será um certame cheio de dinamismo, novidades, muita animação, boa gastronomia, belo artesanato e muito associativismo. Será, sem dúvida, uma semana muito preenchida que mostrará aquilo que de melhor temos na Vila do Coronado”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...