quant
Fique ligado

Edição 586

Capela de Nossa Senhora das Dores em livro

Avatar

Publicado

em

“Este é o primeiro livro editado que se debruça especificamente sobre a Capela”. Foi desta forma que Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, explicou a “felicidade” de ver concretizado o livro sobre os 250 anos da Capela de Nossa Senhora das Dores. A obra foi apresentada no dia 15 de agosto, no próprio santuário, e conclui o programa de eventos culturais que foram traçados para assinalar o jubileu. “O livro é uma coisa que fica e, pelo que me parece, será uma obra de referência para futuros estudos que se possam fazer sobre a Capela”, sustentou o pároco, que explicou que os registos históricos da ermida obedeceram “a uma metodologia científica, com consulta às fontes”. “Aquilo que lá está é muito bem documentado e uma base segura para futuros estudos”, reiterou.
Na mensagem que deixou no livro, Luciano Lagoa afirma que “também é importante divulgar o património do nosso concelho, estudá-lo devidamente, reconhecer o papel que desempenha na cultura trofense e sobretudo apreciar a espiritualidade do nosso povo que se expressa de um modo singular nas suas realizações materiais mais importantes, entre as quais não se pode deixar de incluir a Capela”.
Além dos dados recolhidos por três técnicos da autarquia ligados ao Património, há ainda um contributo do historiador José Manuel Tedim, que escreveu sobre a iconografia da Capela. O livro contempla ainda uma galeria fotográfica sobre o edifício, cujo pedido de edificação entrou no Paço Episcopal do Porto em 1766.
O livro tem o custo de dez euros e está à venda na Capela de Nossa Senhora das Dores, durante as festas. Depois, poderá ser adquirido no Cartório Paroquial e na Igreja Nova de S. Martinho de Bougado.
Segundo Luciano Lagoa, no futuro, há intenção de firmar “parcerias” com quiosques e ter o livro à venda nesses locais pelo concelho.
O lançamento do livro foi um dos eventos que serviu para assinalar o jubileu da Capela Nossa Senhora das Dores. Antes, tinha já sido realizada uma exposição no Fórum Trofa XXI e promovidos vários concertos musicais no santuário.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...