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Como promover o meu pequeno negócio usando SEO?

Se procura promover o seu negócio, é essencial que invista em SEO e marketing digital.

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Atualmente estima-se que são registadas cerca de 5,6 bilhões de pesquisas no Google, diariamente, feitas por mais de 1,8 mil milhões de utilizadores ativos. Esse volume de pesquisa mostra como é importante que o seu negócio tenha presença online e o quanto uma agência SEO em Portugal pode ajudar o seu site a obter sucesso.

Se procura promover o seu negócio, é essencial que invista em SEO e marketing digital. Nesse sentido, entender os princípios e a importância do SEO para pequenas empresas é fundamental, pois irá ajudar os gestores a trabalhar a sua presença online sem precisar de fazer um grande investimento.

Isso não significa que os gestores tenham de fazer essa tarefa sozinhos. Normalmente as empresas contratam serviços especializados. Investir em SEO é essencial para conseguir garantir que produz os conteúdos necessários para obter os melhores resultados. Como mencionamos anteriormente, investir numa agência SEO Portugal ajudará o seu site a aumentar a posição na pesquisa orgânica para obter mais tráfego e visibilidade para o seu pequeno negócio.

Como promover o meu pequeno negócio usando SEO?

  • Comece por definir um orçamento

Guarde uma parte da verba disponível na empresa para investir em SEO. Pode começar por pequenos investimentos e à medida que for a observar os resultados, poderá ajustar o seu orçamento. É recomendável medir os impactos diretos — retorno, venda e perceção de marca e planear bem as campanhas, isto é, escolher bem o que irá anunciar primeiro.

  • Avalie alternativas gratuitas

Se a sua empresa ainda não tem liquidez para investir em marketing digital, avalie outras alternativas gratuitas para que a exposição do seu negócio cresça. Se o seu pequeno negócio ainda não tem um site, pode começar por criar contas nas principais redes sociais como o Facebook, Twitter ou Instagram. Poderá também criar um perfil de empresa na Google. Esta ferramenta gratuita permite indicar o telefone de contacto, o endereço, o horário de funcionamento e outras informações básicas para aumentar as hipóteses de ser encontrado. O ideal, entretanto, é criar um site próprio.

Ao elaborar o seu site, deverá pensar na informação que irá colocar online e também de que forma ela será consultada. Sendo assim, torna-se praticamente obrigatório que o seu site seja responsivo, para ser fácil consultá-lo tanto num computador como num telemóvel ou tablet.

  • Defina um objetivo claro

Uma campanha pode trazer inúmeras consequências, por isso é necessário definir um objetivo claro e uma estratégia para alcançá-lo.

  • Seja paciente

Os resultados não aparecem de um dia para o outro. É necessário ir construindo a sua presença online e ir trabalhando a sua reputação. Aposte na coerência e em conteúdo de qualidade. Investir em SEO irá garantir que o seu negócio tenha uma forte presença online. Com as ferramentas adequadas, irá construir uma audiência qualificada e poder dirigir-se a ela na hora certa. Isso irá destacá-lo da sua concorrência e verá que o investimento inicial valeu a pena.

  • Analise as métricas

Para garantir que a sua estratégia tenha sucesso, é importante monitorizar o SEO e analisar as métricas relacionadas. Hoje em dia é possível monitorizar com bastante precisão o comportamento dos utilizadores do seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma publicação nas redes sociais, o caminho de referência do utilizador até ele se tornar cliente e muito mais. Dessa forma, terá uma visão do que está a fazer bem e também do que precisa mudar, e a partir de aí decidir quais os próximos passos a dar.

  • Teste, Teste, Teste

Existe um universo por explorar e o que é certo para outros negócios pode não se adaptar ao seu, por isso é extremamente importante que teste várias abordagens e várias versões de uma mesma campanha. O Google, por exemplo, permite que os utilizadores testem diferentes variações de um mesmo anúncio para saber qual deles terá uma melhor performance. “É preciso experimentar quais são os canais mais adequados, se funciona melhor no desktop ou em dispositivos móveis, quais são as palavras-chave mais acertadas”, diz Guilherme Brandão, gerente de marketing de produto do Google.

  • Conheça e segmente o seu público

Para que o seu orçamento não seja gasto em vão, é necessário conhecer o seu público e saber como se comunicar com ele. Após fazer uma análise ao seu público, segmente-o e comunique com eficácia. Todas as plataformas permitem que o público seja segmentado de acordo com diversos fatores: sexo, idade, interesses, dispositivos, localização, entre outros.

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