Noticias
Inflação atinge em março o valor mais alto desde junho de 1994
A variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) foi de 5,3%, em março, face aos 4,2% de fevereiro, o valor mais alto desde junho de 1994, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 5,3% em março de 2022, taxa superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, tratando-se do “valor mais elevado desde junho de 1994”, divulgou o INE, confirmando assim os valores previstos nas estimativas rápidas divulgadas no final de março.
O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou, registando uma variação de 3,8% (3,2% em fevereiro).
Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 19,8%, face aos 15% no mês precedente, o que corresponde ao valor mais elevado desde fevereiro de 1991.
Por sua vez, o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 5,8%, face aos 3,7% em fevereiro.
A variação mensal do IPC foi 2,5% (0,4% no mês precedente e 1,4% em março de 2021), enquanto a variação média dos últimos doze meses foi 2,2% (1,8% em fevereiro).
Quando ao índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), registou-se uma variação homóloga de 5,5%, representando o valor mais elevado desde o início do IHPC, em 1996.
Esta taxa é superior em 1,1 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 2,0 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro, “refletindo sobretudo diferenças apreciáveis no comportamento dos preços dos bens energéticos, em particular da eletricidade”, apontou o INE.
Assim, excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 4,1% em março, superior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,2%), “apresentando um perfil ascendente muito pronunciado”.
O IHPC registou uma variação mensal de 2,6% (0,5% no mês anterior e 1,5% em março de 2021) e uma variação média dos últimos doze meses de 2,0% (1,5% no mês precedente).
Falecimentos
Falecimento de Aureliano de Castro Ferreira
Faleceu Aureliano de Castro Ferreira, com 56 anos, residente na rua da Serra, em Guidoes, casado com Clara Maria Torres da Costa Ferreira


Faleceu Aureliano de Castro Ferreira, com 56 anos, residente na rua da Serra, em Guidoes, casado com Clara Maria Torres da Costa Ferreira
Velório: Domingo dia 05/02, por volta 14:30 horas na Capela Mortuária de Guidões
Funeral: Segunda-feira dia 06/02 às 16:00 horas, na Igreja Matriz de Guidões
Cemitério: Guidões
Missa 7º Dia:
Sábado dia 11/02 às 19:15 horas, na Igreja Matriz de Guidões
Falecimentos
Falecimento de Lucinda da Costa Moreira
Faleceu, com 95 anos, Lucinda da Costa Moreira, residente Rua Central do Arrabalde – Alvarelhos, viúva de Carlos Moreira de Sousa


Faleceu, com 95 anos, Lucinda da Costa Moreira, residente Rua Central do Arrabalde – Alvarelhos, viúva de Carlos Moreira de Sousa
Dados das cerimónias funebres.
Velório: Sábado dia 04/02, pelas 15:00 horas na Capela Mortuária de Alvarelhos
Funeral: Domingo dia 05/02 às 10:30 horas, na Igreja Matriz de Alvarelhos
Cemitério: Alvarelhos
Missa 7º Dia: Sexta-feira dia 10/02 às 19:00 horas, na Igreja Matriz de Alvarelhos
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa7 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa6 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa5 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto
-
Trofa2 semanas atrás
Carnaval regressa à Trofa e tem desfile na tarde de domingo