quant
Fique ligado

Edição 785

Clínica Pediátrica Coronado abriu em S. Mamede

Clínica presta serviço de consultas de rotina de pediatria, dos zero aos 18 anos, consultas de atendimento urgente, consultas pré-natais de pediatria e consultas de psicologia e de nutrição.

Avatar

Publicado

em

Prestar cuidados de saúde de proximidade na área da pediatria desde o nascimento até à maioridade é a missão da Clínica Pediátrica Coronado. Espaço abriu na Rua Vale do Coronado, tem como diretor clínico um mamedense de coração, Hélder Ferreira, e presta serviço de consultas de rotina de pediatria, dos zero aos 18 anos, consultas de atendimento urgente, consultas pré-natais de pediatria e consultas de psicologia e de nutrição.

Podemos considerar que tanto o coração como a razão pesaram na decisão de Hélder Ferreira investir em S. Mamede do Coronado para dar à Vila e às freguesias limítrofes apoio na prestação de cuidados de saúde na área da pediatria.

A Clínica Pediátrica Coronado é o resultado do investimento feito por este vimaranense de nascença, mas mamedense de coração, e a resposta ao “sentimento de dever” para com as pessoas que o acolheram e o fizeram sentir pertença da comunidade.

Hélder Ferreira rumou, ainda criança, para S. Mamede do Coronado com os pais, e por lá se fez adulto, cumprindo toda a escolaridade e o curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Porto, no Hospital de S. João.

O projeto de vida fê-lo sair, fisicamente, de S. Mamede do Coronado, mas aquela terra permaneceu sempre no pensamento do médico. “Tenho uma forte ligação à terra. Até porque os meus pais também viveram e trabalharam muito perto de todo o povo de S. Mamede, já que geriram dois cafés e ainda têm uma microempresa de decoração de louça que ainda emprega cerca de uma dezena de pessoas. Conheço muita gente, muitos da minha idade e outros que me viram crescer. Conheço as suas ruas e caminhos. Conheço as pessoas, as suas forças e as suas dificuldades. Foi com um certo sentimento de dever para com estas pessoas, que tão bem me receberam, que decidi fazer este investimento para prestar um serviço à comunidade”, explicou.

Crescimento da população também pesou na decisão de investir no Coronado

A este dever moral, Hélder Ferreira juntou-lhe a constatação de que, “na Vila do Coronado, como nas freguesias que lhe fazem fronteira, havia falta de apoios de saúde específicos na área da pediatria, obrigando as pessoas a deslocarem-se para obter os cuidados de saúde que, agora, a Clínica Pediátrica Coronado pode oferecer”.

“Aqui, os utentes vão ter cuidados personalizados, próximos e vão conseguir ter uma ligação maior e mais familiar com os nossos profissionais, visto a equipa ser fixa. O objetivo é que a Clínica Pediátrica Coronado seja uma referência para os cuidados pediátricos na Vila do Coronado e nas freguesias adjacentes”, sublinha o clínico.

Em conta, o médico teve também o fenómeno demográfico, sustentado pelos últimos Censos de 2021 que atestam o aumento da população, e “o número crescente de novas famílias que têm escolhido a Vila do Coronado para viver, tendo em conta os preços da habitação que aqui são mais acessíveis, e mantêm-se perto dos seus locais de trabalho”.

Instalada na loja 3 do n.º 1366 da Rua Vale do Coronado, a Clínica Pediátrica presta serviços de consultas de rotina de pediatria, dos zero aos 18 anos, consultas de atendimento urgente, consultas pré-natais de Pediatria e consultas de psicologia, pela médica Rute Ferreira, e de nutrição, por João Pinto.

“Até aos 18 anos de idade, todos os momentos da vida são momentos em que os cuidados pediátricos são fundamentais, cada um com a sua especificidade, desde o recém-nascido até ao adolescente. A importância de um pediatra que acompanhe a criança e aconselhe os pais desde a mais tenra idade, que lhe conheça a história de vida, que os conheça bem em todas as suas áreas, tanto física como psicológica e emocional, é fundamental para que eles consigam adquirir competências e autonomia na sua adolescência e lhes permita vencer e adaptarem-se de forma saudável à vida adulta. Por isso, também temos as áreas da Psicologia e Nutrição, para complementar o acompanhamento médico e para que o seu bem-estar biopsicossocial seja completo”, explicou o pediatra.

Publicidade

Dados biográficos do diretor clínico

Saído do Ensino Secundário com média final de 19 valores, o Hélder Ferreira completou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2004, e fez o internato no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, no ano seguinte.

Especializou-se em pediatria médica, com 19 valores, no Centro Hospitalar de Tondela-Viseu e por lá exerceu, até 2014, na Unidade de Medicina do Adolescente, Consulta de Pneumologia Pediátrica, Internamento de Pediatria e Neonatologia. Foi, no mesmo período, coordenador do Gabinete de Apoio à Saúde do Adolescente.

Atualmente, além de diretor clínico da Clínica Pediátrica Coronado, é médico no Centro de Pediatria do Hospital da Luz da Póvoa de Varzim. As áreas de maior interesse são a alergologia e a adolescência.

Pub

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...