quant
Fique ligado

Trofa

Chuva e vento fortes previstos para esta tarde

Avatar

Publicado

em

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que, entre o meio-dia e as 18 horas desta quinta-feira, haja um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência nos distritos do Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo.

Poderão ocorrer períodos de chuva forte a partir do fim da manhã na região Norte e vento de sul forte no Litoral Oeste Norte e Centro, com rajadas que podem chegar aos 80km/h e cuja intensidade deverá diminuir ao final da tarde.

Perante as previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a possibilidade de “formação de lençóis de água nas estradas, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou
insuficiências dos sistemas de drenagem, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis ou de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem”.

Podem ainda ocorrer ainda “danos em estruturas montadas ou suspensas” e “queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte”.

Por estas razões, a ANEPC aconselha a “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”; “adotar uma condução defensiva”; “não atravessar zonas inundadas; “garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”; “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...